Emater/RS-Ascar divulga hoje os resultados da safra da soja no Estado


A colheita da soja encaminha-se para o encerramento na próxima semana, tendo atingido 91% da área projetada no Rio Grande do Sul. As poucas lavouras que restam ceifar, já se encontram nas últimas fases do ciclo. Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (27/04), as produtividades em geral vêm se apresentando muito boas.

O encerramento da colheita da soja no país será destaque na programação da Fenasoja 2018, nesta sexta-feira (27/04), às 10h, quando a Emater/RS-Ascar e a Conab apresentarão os números da safra 2017/2018. O evento, que segue até dia 8 de maio, será realizado no Parque Municipal de Santa Rosa, no Noroeste do Estado, e contará com atrações como a Exporural, Caminhos da Soja, Festival Regional de Pratos de Soja e Cozinha da Soja.  

Ainda segundo o Informativo Conjuntural, o período é de atuação moderada nas lavouras de milho, em razão do forte trabalho para finalizar a colheita nas áreas de soja, ainda prioridade neste momento. Com essa situação tradicional no Sul do país, a tendência é que o restante da lavoura de milho que estiver pronta para a colheita (por volta de 8%) ficará para o próximo mês.

A última semana foi de avanço na colheita do arroz, que se encontra em finalização de safra, em todas as regiões produtoras do Estado, especialmente na Fronteira Oeste, Campanha, Zona Sul, Litoral Lagunar e região Central do Estado, com 87% dessas áreas já colhidas. A evolução rápida se deu em razão das boas condições do clima no RS.

Os produtores de trigo realizam o planejamento da lavoura, fazendo os encaminhamentos de propostas para custeio da safra 2018. Também iniciam a aquisição de insumos para a formação de lavoura. Há tendência de que poderá haver redução na área cultivada no Rio Grande do Sul. Entre os motivos para essa possível redução estão as condições de agricultores que não conseguiram fazer mais custeio da área por ter acionado o Proagro pela terceira vez em cinco anos.

A colheita do Feijão 1ª Safra, nos Campos em Cima da Serra, está praticamente encerrada. O destaque da safra vai para a boa qualidade de grãos e para os rendimentos, que vêm se mantendo muito próximos à média esperada. Já a maior parte das lavouras de feijão safrinha se encontra na fase de enchimento de grãos, maturação e colheita. Atualmente, já foram colhidos 36% da área de lavouras, mais concentrada no Médio e Alto Uruguai.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Jornalista Taline Schneider

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter