Biblioteca e museu de Três de Maio serão revitalizados


Com objetivo de valorizar conhecimento e cidadania, a prefeitura deu início ao processo de revitalização da Biblioteca Municipal Edson Franco de Azambuja e do Museu Municipal Professora Stela Maris Silveira Reinehr. Desde o dia 11 de abril, os horários de funcionamento estão alterados para que a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte possa fazer o balanço patrimonial, avaliação da estrutura e necessidade de reparos, bem como manejo de pessoal e aquisição de materiais e equipamentos.

A biblioteca está aberta ao público apenas no período da tarde, das 13h30 às 17h30, e, o museu está temporariamente fechado. De acordo com o Coordenador de Cultura, Gregory Bonfanti, a ação é necessária devido à situação em que os acervos e as estruturas encontram-se atualmente.

"Tanto o museu quanto a biblioteca foram, praticamente, esquecidos pela administração anterior. Estamos com o acervo de livros defasado, são livros muito antigos, não tem obras atuais, muito poucas. Isso também diminui a atratividade desse ponto cultural que é a biblioteca. O museu, há mais de dez anos que não recebeu nenhuma melhoria, desde a parte de organização até a manutenção dos itens. Nós trabalhamos de outra forma, vemos a necessidade de uma reestruturação total para aumentar o número de acessos", enfatiza o coordenador.

A decisão de modificação nos horários e fechamento temporário do museu foi tomada com base não só nas condições estruturais do prédio. De acordo com Bonfanti, no último ano, houve menos de 300 visitas e apenas quatro mil retiradas de livros.

"Isso é um alerta de que a gente precisa fazer alterações para que esse espaço seja melhor utilizado. E os servidores também têm várias recomendações e solicitações que iremos avaliar e atender, na medida do possível, a partir desse momento".

A reativação do Telecentro Cidadão da Biblioteca Pública Municipal de Três de Maio, inaugurado em 2008, também está nos planos da prefeitura para renovação dos espaços.

 

Texto e fotos: Ana Júlia Tiellet/Coordenadoria de Comunicação

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter