Dia de Campo de grandes culturas e pecuária do leite é atração da Expoterneira


A 5ª Exposição da Terneira e da Economia Familiar, Expoterneira, que segue até o próximo domingo (14/04), no Parque de Exposições Germano Dockhorn, em Três de Maio, teve entre as atrações desta quinta-feira (12/04) a realização de Dia de Campo sobre grandes culturas e pecuária de leite. A atração integra uma grade de programação voltada ao setor agropecuário, que contempla também palestras, seminários, festival de pratos derivados de leite e concurso de legumes.

O Dia de Campo foi a primeira atividade após a abertura oficial da Expodinâmica, espaço com 11 expositores voltados ao setor agropecuário, que contou com a presença de diversas lideranças como o presidente da feira, Dilson Mireski, o prefeito Altair Copatti, o coordenador da Expodinâmica, Marcelino Colla, o coordenador de eventos técnicos Leonardo Rustik e a deputada Zilá Breitenbach.

Nas estações foram abordados secagem e armazenagem de grãos na propriedade, pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Fernando Dornelles Fagundes,  e energia alternativa, a cargo do engenheiro elétrico da Certhil, Pedro Roman; sistema de integração lavoura-pecuária, com cultivo de milho em consórcio com braquiária, conduzida pelo professor da Setrem, Rodrigo Pizzani, pelo pesquisador da Embrapa Trigo, Renato Serena Fontaneli, e pela pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Jane Rodrigues de Assis Machado; importância do solo, planta e microorganismo em estação coordenada pela Cotrimaio, conduzida pelo engenheiro agrônomo da Minorgan, Alexandre Puhl. Os participantes também acompanharam estações sobre perfil do solo e nutrição de plantas, abordados pelo engenheiro agrônomo Tiago Andreazza, e pelo técnico agrícola Valdir Zamberlan, da Agrosol; adubação nitrogenada de milho e pastagem na estação da Agren, conduzida por André Luis Lopes Vargas e Thiago Monteiro Giesen; cultivares de soja e suas características apresentadas pelo engenheiro agrônomo da Tarumã Sementes, Jonas Dezordi;   manejo e sistemas de irrigação em pastagem, apresentados pelo técnico da Agrinova Irrigação, Anderson Rusch, e sementes de pastagens apresentadas pelo técnico da Atlanta, Giordani Dezordi.

No espaço da Emater/RS-Ascar, na Expodinâmica,  os participantes poderão conferir até o domingo (14/04), um protótipo de silo secador de grãos, feito de alvenaria, e propostas de energias alternativas. Na Casa da Emater, no parque, os visitantes podem conferir receitas com ingredientes da agricultura familiar local, bem como se inspirar com diversas possibilidades de embelezamento de arredores.

No sábado (14/04), a programação técnica contempla julgamento do gado leiteiro, das 9h às 16h. Das 14h às 16h, acontece o Festival de Pratos e Derivados de Leite, no espaço da Emater/RS-Ascar. Já no pavilhão da Agricultura Familiar acontece o concurso de legumes, das 14h às 16h, que premiará as maiores leguminosas.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich

Aplicativo

Facebook


Twitter