Aumento da produtividade garante segunda maior safra de verão do RS



Como tradição durante a Expodireto Cotrijal, a Emater/RS-Ascar anunciou na manhã desta terça-feira (06/03) o levantamento sobre as condições das lavouras da safra de verão 2017/2018, no Café com Leite para a Imprensa, organizado na Casa da Família Rural. O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, apresentou os dados coletados em todo o Estado, considerando a situação das lavouras até a primeira quinzena de fevereiro/2017. Segundo os números preliminares, houve redução no total da área cultivada no Estado e na produção referente a algumas culturas, entretanto, a produtividade manteve-se elevada. A safra de verão 2017/2018 deverá alcançar uma produção de 30,2 milhões de toneladas, o que causará um impacto econômico no valor bruto superior a R$ 27 bilhões. Com a confirmação desses números, esta será a segunda maior safra de verão no Estado do RS. 
Passando para a análise individual de cada cultura, o cultivo do arroz sofreu uma pequena redução na expectativa da área total e da produção no Estado, em torno de 0,8%, que se refere a uma área de 1,09 milhões de hectares e uma produção de 8,4 milhões de toneladas. O cenário para o feijão 1ª safra apontou algumas diferenças. Mesmo com uma redução de 3,2% na área total (área atual de 42,3 mil hectares), a expectativa de produção e da produtividade aumentou significativamente, fechando a safra com uma estimativa de acréscimo de 16,3% na produção (expectativa atual 68,3 mil toneladas) e superior a 20% na produtividade (1,6 mil kg/ha).
O milho grão apresentou uma variação similar, mas em menor proporção. Independente dos números apontarem uma redução de 3% para a área total plantada no Estado (721,6 mil hectares área atual), a expectativa de produção e a produtividade mantém-se com saldo positivo. A produção de milho grão subiu 0,11% (expectativa atual de 4,6 milhões de toneladas) e a produtividade está mais elevada em 1,45% (6,3 mil kg/ha).
Para o milho silagem, os números apontam uma redução no total da área cultivada e na expectativa de produção. Essa cultura reduziu para 378,7 mil hectares de área total, um percentual de 2,57% comparando com a estimativa inicial. A produção também sofreu uma redução de 2,16%, diminuindo expectativa para 14,2 milhões de toneladas. Entretanto, mesmo com a redução nos dois aspectos da cultura, área e produção, a expectativa da produtividade é positiva, com aumento de 0,43% referente à estimativa inicial (expectativa atual 37,6 mil kg/ha). "Além do milho grão, é importante observarmos o desenvolvimento dessa cultura, que está relacionada com outras atividades do setor agropecuário, como a bovinocultura de leite, e que é tão significativa para o nosso Estado e para o desenvolvimento das famílias do campo", acrescentou Kuhn.
A cultura da soja, como era esperada, apresentou um saldo positivo em todos os aspectos, aumento da área cultivada, expectativa de produção e produtividade. A área total plantada no Estado subiu 0,13%, registrando uma área atual de 5,7 milhões de hectares. A produção aumentou em 2,19%, gerando uma expectativa atual de 17,1 milhões de toneladas. A produtividade também teve um crescimento em comparação à estimativa inicial. Com 2,04% de aumento, a expectativa de produtividade média no Estado na soja é de 2,9 mil kg/ha.
Ao realizar um comparativo com a safra anterior (2016/2017), analisando área, rendimento e produção por região, as quatro principais culturas de grãos apresentaram redução. No entanto, os valores finais foram significativos. Para esta safra de verão 2017/2018 a produção deverá ser de 30,2 milhões de toneladas. "Com esse resultado, mesmo diminuindo três milhões de toneladas em comparativo à super safra do ano passado, alcançamos o segundo lugar no ranking das dez maiores produções de grãos de verão no Estado do RS. Precisamos celebrar, comemorar o nosso agricultor, a nossa Emater, porque a locomotiva da agricultura continua crescendo", anunciou o presidente da Emater/RS.

Assessoria de Imprensa Emater/editado por Luiz Paulo Rodrigues

Aplicativo

Facebook


Twitter