Associativismo é celebrado em confraternização entre APSAT's de Tuparendi


O trabalho das Associações de Prestação de Serviços e Assistência Técnica (Apsat's) gera importantes resultados ao longo de três décadas de associativismo em Tuparendi. Essa história é celebrada anualmente em um momento de confraternização: o Encontro Municipal de Apsat's. A 25ª edição acontece no domingo (25/02), em Lajeado Cascatinha, a partir das 8h30, organizado pela Emater/RS-Ascar, Apsat e Comunidade de Lajeado Cascatinha, com apoio da Administração Municipal. 

Em torno de 500 pessoas são aguardadas no evento, que acontece em conjunto com a fase municipal dos Jogos Rurais Sol a Sol. A programação contempla momentos de lazer e integração entre os associados das Apsats bem como a participação de outras famílias  em diferentes modalidades como futebol 5, voleibol, bocha, bocha 48, bolãozinho de mesa, chute ao pneu, cabo de guerra, chute de pênalti, corte de lenha e milho no buraco; tiro na lata; batida no prego, canastra de duplas, corrida no saco e corrida de 100 metros, entre outros. O evento é organizado anualmente em forma de rodízio entre as Apsats e comunidades.

O associativismo através da troca de serviços e de máquinas

O chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, de Tuparendi, Albino Motter, conta que o associativismo presente no município de pouco mais de 8 mil habitantes, se reforça em números. "São nove Apsats, duas associações de produtores, duas cooperativas e um grupo de leite, envolvendo aproximadamente 120 famílias", destaca.  A organização de produtores e comunidades ao longo dos anos 80 e 90 em associações, apoiadas pela Emater/RS-Ascar, oportunizou aos agricultores o associativismo por meio da compra de insumos, venda de produto como o leite, troca e uso coletivo máquinas, implementos, secagem e armazenamento de grãos, agroindústria, mão-de-obra e construção de conhecimento.

Participam do evento as APSATs Lajeado Cascatinha, fundada em 20 de julho de 1988; Diniz Gazzana, fundada em 19 de setembro de 1988; São Marcos, de 16 de julho de 1990; Santo Agostinho, 20 de agosto de 1990; Vinte e cinco de julho, criada em 25 de julho de 1993; São Pedro, fundada em 20 de setembro de 1993; Três Fazendas, 28 de novembro de 1995; Lajeado Barracão,1º de junho de 2004; Grupo Lajeado Minas fundado em 28 de maio de 2003 e São Miguel, de 17 de agosto de 2015.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich

Aplicativo

Facebook


Twitter