Assistidos do Pisa participam de curso sobre manejo da ordenha


Na região, capacitação do Senar-RS está ocorrendo em Independência, Alegria e São José do Inhacorá.

Teve início, no dia 15 de janeiro, o curso de manejo da ordenha do Senar-RS para os assistidos do projeto Produção Integrada em Sistemas Agropecuários - Pisa Fronteira Noroeste, iniciativa do programa Juntos Para Competir. O primeiro município a sediar o curso foi Independência. Lá, o segundo encontro ocorreu nesta semana, no dia 22, e encerra na próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro. Na terça-feira, dia 16, o curso iniciou em Alegria, tendo o segundo encontro no dia 23 e encerramento no dia 30 de janeiro. E em São José do Inhacorá, o curso iniciou no dia 17, teve o segundo encontro no dia 24 e encerra em 31 de janeiro.

O instrutor do Senar-RS, engenheiro agrônomo Tarso Quedi Palma, de Palmeira das Missões, explica que o curso, teórico-prático, com carga horária de 24 horas, permite que o produtor possa produzir leite de qualidade na propriedade. "O conteúdo é amplo. Abordamos sobre procedimentos da ordenha, peças da ordenhadeira, análises do leite, doenças e resfriamento do leite na propriedade. E na última tarde do curso iremos até a propriedade de um assistido do Pisa para a aula prática", revela Palma.

O Pisa na região

O programa Juntos para Competir é composto pela Farsul, Senar e Sebrae e atende 138 produtores nos municípios de Alegria, Independência, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Tenente Portela e Vista Gaúcha.

O Pisa iniciou em 2017 e terá duração de quatro anos, findando em dezembro de 2020. Além do Senar-RS, Sebrae-RS, Farsul e Sindicatos Rurais de Três de Maio, Crissiumal e Tenente Portela, envolvem-se no programa as prefeituras de São José do Inhacorá, Alegria, Nova Candelária, Vista Gaúcha, Tenente Portela, Vista Gaúcha e Independência, além dos escritórios municipais da Emater.


Texto: Jaqueline Peripolli / Jornalista Sindicato Rural de Três de Maio

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter