AMGSR através de seu presidente Vicini, Participa da Assembleia da FAMURS


Na ultima quarta-feira (17)  Prefeito de Santa Rosa e Presidente da Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa  Alcides Vicini Participou da Assembleia de Presidentes das Associações, promovida pela FAMURS, em sua sede em Porto Alegre.  A pauta constituiu-se em três temas principais, as quais descrevemos na sequencia:

Convenio com a EMATER:

Durante o encontro, o  presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Kuhn, apresentou aos prefeitos e defendeu  percentuais de reajuste no atual convênio. Após  muitas  manifestações dos presentes os  prefeitos decidiram, por unanimidade, rejeitar a possibilidade de reajuste nos convênios da entidade com os municípios para a prestação de serviços, mantendo os valores praticados em 2017. "Precisamos considerar a realidade que os municípios estão enfrentando, com a queda de receitas e a falta de verbas para investimentos em questões fundamentais, e um aumento nos valores dos convênios impactaria ainda mais as prefeituras", ponderou Salmo Dias - Presidente da FAMURS

Assembleia de Verão

O presidente Salmo também apresentou aos gestores municipais a programação da Assembleia de Verão da Famurs, que será realizada em Torres, nos dias 22 e 23 de fevereiro. De acordo com a programação, as atividades terão início na noite de quarta-feira (21/02), com um jantar de confraternização, que será realizado a partir das 20h, na Sociedade Amigos da Praia de Torres, seguindo com painéis nos demais dias. O Presidente,  reiterou o papel da Famurs na defesa do municipalismo e a importância da participação dos 497 prefeitos gaúchos no evento.

Já confirmaram presenças integrantes dos governos federal e estadual, Assembleia Legislativa, Ministério Público do RS, Tribunal de Contas do Estado, Câmara dos Deputados e Senado, promovendo uma ampla discussão sobre as dificuldades que os municípios gaúchos vêm enfrentando em decorrência da crise financeira e as perspectivas para alavancar o municipalismo.

O encontro ainda prevê painel com os pré-candidatos ao governo do Estado, que abordarão as alternativas para o Rio Grande do Sul sair da crise.. "Estamos tratando de várias demandas de interesse dos municípios e na Assembleia de Verão anunciaremos, com certeza, resultados positivos", afirmou.

Pautas prioritárias dos Municípios Gaúchos :

SAÚDE . Realizar o pagamento dos repasses atrasados aos Programas Municipais de Saúde, mantendo em dia os recursos devidos às prefeituras para a manutenção dos programas. A dívida do Estado com os municípios já ultrapassa meio bilhão de reais. Em dezembro, o Piratini quitou 10% da dívida.   . Agilizar a tramitação e aprovação dos seguintes projetos de lei: PLC 206/2017, que reestrutura o IPE; PLC 207/2017, que dispõe sobre o Regime de Previdência do Estado; PL 203/2017, que reestrutura o quadro de pessoal do IPE; PL 2011/2017, que cria o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores e seu respectivo quadro de pessoal; e o PLC 212/2017, que dispõe sobre o Sistema de Assistência à Saúde, e sobre o FAS.

EDUCAÇÃO . Pagamento dos valores de complementação para realização de transporte escolar extra, devido à greve dos profissionais da Educação. Em reunião com o presidente da Famurs, o secretário de Educação confirmou o pagamento de R$ 2 milhões até o dia 16 de janeiro.  . Pactuação do Calendário Escolar de 2018.  . Formalização do termo de parceria para a implementação do novo software do transporte escolar.  . Apoio na municipalização de escolas, mediante novos estudos de viabilidade aos municípios. . Quitação dos valores referentes ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Estadual no Município (Pradem) de 2015.

MEIO AMBIENTE . Municipalização da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA). . Continuação do processo de desburocratização da avaliação e concessão de licenças ambientais.

LIGAÇÃO ASFÁLTICA . Realização de obras de ligação asfáltica nos municípios que ainda não possuem acesso pavimentado. . Realização de obras de construção de rótulas, priorizando locais de tráfego intenso devido às indústrias que estão localizadas às margens das estradas.

LEGISLAÇÃO. Apoio ao projeto que Corresponsabilização Solidária, que será apresentado pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa.

ENCONTRO DE CONTAS . Promover processo de encontro de contas entre Estado e municípios em todas as áreas da administração pública, especialmente habitação. . Realização de levantamento de bens imóveis ociosos pertencentes ao Estado nos municípios, avaliando a possibilidade de transferi-los aos municípios, como forma de realizar o pagamento de dívidas.

INCENTIVOS FISCAIS. Oferecer aos municípios, na forma de incentivo fiscal, isenção do pagamento de ICMS na compra de máquinas, veículos e equipamentos.

ASSISTÊNCIA SOCIAL . Pagamento imediato dos recursos atrasados do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), para o Programa de Ampliação da Rede de Proteção às Famílias.

AGRICULTURA E PECUÁRIA . Implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) como facilitador do comércio entre municípios. . Realização de convênio para perfuração de poços artesianos.  . Apoio do governo Estadual na suspensão da importação do leite uruguaio.

CONSULTA POPULAR . Municipalização das demandas da Consulta Popular. . Atendimento das demandas aprovadas em ciclos anteriores da Consulta Popular que ainda não foram contempladas.

Fonte: Assessoria de Imprensa FAMURS

Aplicativo

Facebook


Twitter