Pescadores de Porto Vera Cruz realizam mutirão de limpeza no Uruguai


Pescadores profissionais de Porto Vera Cruz uniram-se para a realização de um mutirão de limpeza do rio Uruguai, fonte de renda e de lazer de muitas famílias do Noroeste gaúcho, na última sexta-feira (01/12). A mobilização contou também com o apoio da Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Porto Vera Cruz, através das Secretarias da Agricultura, de Obras, da Saúde, e de agentes de saúde e endemias.
 
A proposta central do mutirão, segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar Gilberto José Barbaro, é melhorar a qualidade de vida e a saúde das famílias de pescadores envolvidas, a partir de ações individuais e coletivas que cuidem e preservem o Rio Uruguai, fonte de sustento e de lazer de diversas famílias. A limpeza foi realizada em uma extensão de 18 quilômetros, às margens do rio, iniciando na ponta da ilha, em Barra do Bugre, até o balneário Chico Alferes.
 
A extensionista, Neiva Marines Benke, que acompanhou o mutirão, explica que a ação ocorre anualmente, tendo como objetivo principal a conscientização das pessoas em relação à destinação correta do lixo, diminuindo o lançamento de resíduos prejudiciais no rio. "Queremos, enfim, regatar a importância de preservar o ambiente", comenta.
 
Garrafas de refrigerante, vidros, embalagens plásticas e de agrotóxicos foram alguns dos objetos recolhidos, que foram recolhidos com um caminhão da Secretaria Municipal de Obras. "Embora a quantidade de lixo recolhido ainda seja significativa, observou-se uma grande diminuição em relação aos anos anteriores. Diante disso, cabe a continuidade de ações educativas e de conscientização para que estas sejam incorporadas a rotina das famílias da comunidade", comenta o extensionista da Emater/RS-Ascar, Eliton Leandro Horn.
 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter