Dois trabalhos de escolas de Três de Maio são premiados no Concurso Agrinho


Na terça-feira, dia 21 de novembro, o Senar-RS divulgou a lista de trabalhos vencedores do Programa Agrinho nas etapas regional e estadual. Foram eleitos os melhores trabalhos em 11 categorias, de cada uma das dez regiões atendidas pelo programa, além de serem escolhidos os vencedores na etapa estadual.

Na fase regional da Região Produção, na qual o Sindicato Rural de Três de Maio está inserido, dois trabalhos foram premiados. Na categoria Experiência Pedagógica, conquistou o segundo lugar o trabalho da professora Sônia Maria Liviski Baú, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Princesa Isabel, de Quaraim. Nesta mesma categoria, em terceiro lugar, foi premiado o trabalho da professora Zelaide Maria Meller Teipel, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Germano Dockhorn.

No total, mais de nove mil trabalhos foram recebidos tratando do tema saúde, o maior número de trabalhos recebidos nos 15 anos de execução do Agrinho, segundo o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl. "O engajamento das escolas do meio rural demonstra a importância de discutir temas ligados ao desenvolvimento social desde cedo. Usando linguagem e ferramentas próprias para a idade, os alunos usam a oportunidade para refletir sobre a saúde de forma lúdica e levam essa mensagem para a comunidade onde vivem, contribuindo para a busca por uma boa qualidade de vida."

Dos mais de nove mil trabalhos recebidos, cerca de sete mil atenderam aos requisitos do programa e foram avaliados por uma banca composta por dez pessoas. A análise foi concluída no último dia 10, com a apresentação dos critérios técnicos e dos principais trabalhos ao chefe da divisão técnica do Senar-RS, João Augusto Telles e à coordenadora de Promoção Social, Sandra Vieira. Participaram da comissão julgadora representantes do Senar-RS, Dow AgroSciences, Sebrae, Secretaria da Educação, além de profissionais das áreas da saúde e da educação.  "Foi um resultado muito satisfatório. Além do volume de trabalhos recebidos, os textos, desenhos e experiências pedagógicas se destacaram pela qualidade, com contribuições representativas do tema que estávamos tratando", avalia Telles. 

O que é o Agrinho?
O Agrinho é um programa voltado para crianças e professores de escolas públicas municipais e estaduais. Os alunos são convidados a desenvolver desenhos e textos com uma temática específica. Ele visa desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência de cidadania, além do acesso a informações relativas à saúde e à preservação do meio ambiente, com vistas à melhoria da qualidade de vida através da educação. Por meio de revistas educativas, com as aventuras do personagem Agrinho, alunos e professores trabalham temas como saúde, trabalho e consumo, meio ambiente e cidadania de forma  transversal às disciplinas escolares.

Fonte: Assessoria de Comunicação Senar-RS e Sindicato Rural de Três de Maio

Aplicativo

Facebook


Twitter