Associação dos Pescadores e Emater/RS-Ascar debatem ações conjuntas em Porto Vera Cruz


Associação dos Pescadores e Emater/RS-Ascar debatem ações conjuntas em Porto Vera Cruz 

Formada por 42 associados, a Associação dos Pescadores Artesanais Profissionais de Porto Vera Cruz reuniu-se na última semana para avaliar e planejar suas ações até o final de 2017, com o acompanhamento da Emater/RS-Ascar. O encontro ocorreu na Sala de Reuniões da Emater/RS-Ascar, onde foram definidas estratégias importantes como um mutirão de limpeza do Rio Uruguai.

Além do planejamento das atividades a serem realizadas durante o ano, foi manifestada, mais uma vez, a preocupação com a preservação do Rio Uruguai, fonte de renda e de melhores condições de vida para muitas famílias. Como ação efetiva de preservação, os pescadores firmaram um pacto de compromisso e no dia 10/11 será realizado um mutirão de limpeza das águas e margens.

Também na reunião foi destacada que a renovação da carteira de pescador deve ser realizada anualmente, a partir da data de nascimento de cada pescador. A renovação pode ser efetuada no site do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Na oportunidade, reiterou-se a disponibilidade da Emater/RS-Ascar em assessorar e auxiliar para que a Associação seja cada vez mais autônoma em suas decisões e ações. Em depoimento, alguns pescadores se manifestaram e expuseram seu reconhecimento pelo intenso trabalho de assistência desenvolvido desde a fundação da associação. "A Emater realiza acompanhamento a este grupo no sentido de incentivar o fortalecimento do mesmo e a busca pela defesa e garantia de direitos desses profissionais", explica o extensionista da Emater/RS-Ascar, Gilberto José Bárbaro.

Na pauta da reunião, o presidente da Associação, Arcângelo Taminski, também apresentou o balancete parcial da entidade, informações sobre o encaminhamento do Seguro Defeso e procedimentos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich 

Aplicativo

Facebook


Twitter