Senar-RS e Sindicato Rural de Três de Maio realizam seis cursos na região


De 2 a 5 de outubro, em Três de Maio, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas da Mulher, foi realizado o curso de Artesanato - Confecção Básica do Vestuário Feminino, na sede da Artemaio. A instrutora do Senar-RS Eloisa Copetti Figur trouxe, para as 13 participantes, a importância econômica da produção de roupas e a satisfação pessoal por aprender, criar e produzir. Também foram transmitidos conhecimentos de máquina de costura, medidas, traçado e cópia de moldes métodos diversos, classificação e características dos tecidos e linhas, cálculo da metragem do tecido e seu preparo, alinhavo, prova, ajustes e costura, cuidados com os tecidos e acabamentos. 

Também em Três de Maio, na localidade de Consolata, a instrutora Marli Teresinha Reckziegel ministrou o curso de Artesanato - Macramê. Em parceria com o Sicredi local, de 4 a 9 de outubro, dez alunas aprenderam sobre a colocação dos fios para as amostras, diferentes tipos de nós, confecção de peças: painel, bolsa, cinto, franjas, acabamentos e arremates, aspectos de comercialização, preservação do meio ambiente e higiene e segurança do trabalho. 

Em Independência, em Esquina Araújo, o curso de Processamento de Frutas reuniu dez participantes. Em parceria com o Sicredi de Independência, a instrutora Izabel Cristina Dalemolle Cenedese abordou conteúdos como microbiologia e normas de higiene, princípios e métodos de conservação dos alimentos, infraestrutura necessária para a planta de processamento, sanidade industrial, preparo dos produtos, conservação, custo e comercialização e legislação.

Em Horizontina, a Avipae de Ponte Pratos recebeu o curso de Processamento de Hortaliças nos dias 9, 10 e 11 de outubro. Dentre o conteúdo abordado pelo instrutor Marco Antonio Silveira Flores, esteve microbiologia e normas de higiene, princípios e métodos de conservação dos alimentos, infraestrutura necessária para a planta de processamento, sanidade industrial. Também foi ensinado sobre o preparo dos produtos: conservação em óleo vegetal, hortaliças minimamente processadas, conservas em vinagre aromatizado, molho de tomate tipo italiano, concentrado de tomate, ketchup, custo e comercialização e legislação. 

Doutor Maurício Cardoso sediou o curso de Jardinagem, ministrado por Marelite Glacir Scherer, de 9 a 11 de outubro. Além de conhecimentos de jardinagem, ecologia, partes da planta e grupos de plantas, foram transmitidas noções de caracterização do solo, irrigação, seleção, distribuição e plantio de mudas, manutenção das plantas de interior, exterior e ferramentas utilizáveis, controle de pragas, doenças e uso do EPI e higiene e segurança no trabalho. 

E em Alegria foi realizado o curso de Inclusão Digital Rural - Windows (kit móvel) de nos dias 11 e 13 de outubro. Conteúdos de informática básica, internet e aplicativos do Microsoft Office 2010 foram transmitidos aos participantes. O instrutor Vanderlei Prezotto Pinheiro também possibilitou que os alunos conhecessem e acessassem o Canal do Produtor e o Portal de Educação à Distância do Senar.


Texto: Jaqueline Peripolli/Jornalista Sindicato Rural de Três de Maio
Fotos: Divulgação Senar-RS

Aplicativo

Facebook


Twitter