Em noite de inauguração, Sindicato Rural de Três de Maio promove palestra com economista-chefe do Sistema Farsul


O evento de inauguração da sala de reuniões do Sindicato Rural de Três de Maio contou com uma palestra com profissional de renome nacional. Antônio da Luz, economista-chefe do Sistema Farsul, esteve em Três de Maio na noite de terça-feira, 26 de setembro.

O público, composto por associados, produtores rurais, convidados, imprensa e autoridades, prestigiou atento à explanação do economista, que abordou o tema 'Cenário econômico atual: crise, sua origem, impactos e desdobramentos'.

O presidente do Sindicato Rural de Três de Maio, Moacir Trevisan, agradeceu a disponibilidade do economista e também aos presentes no evento. "Ficamos felizes com o aceite de todos para prestigiar nosso evento. Para nós é uma honra inaugurar este espaço com uma palestra com profissional de renome nacional e de tão importante assunto."

A sala de reuniões do Sindicato Rural de Três de Maio, localizada no segundo piso do prédio próprio, foi ampliada com recursos da associação e servirá para promover eventos da instituição e também eventos particulares dos associados. O prédio do Sindicato Rural de Três de Maio também foi revitalizado, com pintura interna e externa, e recebeu a instalação de uma fachada luminosa.

Após a palestra foi servido um coquetel.




"A crise econômica não é fruto da crise política"

Embora facilmente associemos as duas crises, Antônio esclareceu que o que causou esta crise econômica que vivemos hoje, a maior da história do Brasil, foi a nova matriz econômica e os erros de condução de política econômica. "A crise econômica não é fruto da crise política. Não estamos em crise econômica por causa do impeachment. Aliás, se a economia estivesse bem, duvido que a ex-presidente Dilma Rousseff sofresse impeachment. A crise política nasceu porque existia, e ainda existe, uma crise econômica."

O modelo de desenvolvimento adotado pelo Brasil, desde os anos 80, não está dando certo. O mundo está crescendo mais que o Brasil, e estamos ficando para trás em termos de crescimento, disse o economista-chefe da Farsul.

Para Antônio, a política é importante, mas a economia é mais importante ainda. As duas caminham juntas, mas não são a mesma coisa. "O ambiente político não causa, mas pode ajudar ou atrapalhar o desempenho econômico. Depois do impeachment, a confiança do consumidor melhorou, mas com as denúncias envolvendo o presidente Michel Temer, vivemos um momento instável. Existem sinais muito claros de melhora na economia, mas levará certo tempo para voltarmos ao campo positivo." Segundo ele, a economia é como grande navio: custa parar depois que pega velocidade de cruzeiro, mas, quando para, demora a retomar a velocidade de cruzeiro.

Mas e o que fazer para o Brasil voltar a crescer? O economista-chefe da Farsul explica que é necessário e urgente tirar da gaveta as reformas previdenciária, tributária, trabalhista e burocrática. "As reformas não são dos partidos. São da sociedade. Elas devem ser levadas adiante", destaca.

Encerrando a fala, Antônio da Luz ressaltou que precisamos de mais seriedade e maturidade para discutir assuntos ligados à economia, que dizem respeito a toda a sociedade. Após a palestra, ele respondeu as dúvidas dos presentes.


Sobre o palestrante
Antônio da Luz é economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Economia, também pela UFRGS, e doutorando em Economia do Desenvolvimento pela PUC-RS, além de ser pós-graduado em Master Business Economics e também Derivativos Financeiros.

Atua como economista-chefe do Sistema Farsul e também professor titular das disciplinas de Comercialização e Microeconomia em cursos de Pós-Graduação (Especialização e MBA) na ESPM e PUC-RS.

Atuou como economista da Agenda 2020 e também como Corretor de Bolsa de Valores Mobiliários. Antônio da Luz é um dos 89 economistas brasileiros e estrangeiros que são consultados pelo Banco Central para elaboração do Relatório Focus com as expectativas de mercado para PIB, Inflação, Juros, Câmbio, dentre outros.


Texto e fotos: Jaqueline Peripolli/Jornalista Sindicato Rural de Três de Maio

Aplicativo

Facebook


Twitter