Cooperativas e Emater/RS-Ascar discutem cenário do leite na região de Santa Rosa


Um grupo de trabalho formado por representantes de cinco cooperativas da região Fronteira Noroeste, pela Central de Cooperativas da Agricultura Familiar Unicooper e pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar da região de Santa Rosa tem se reunido periodicamente para discutir e definir proposições em relação ao cenário atual do leite. Nesta terça-feira (26/09), o encontro aconteceu no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, em Santa Rosa, e contou também com a presença do gerente regional da Instituição, Ademir Renato Nedel, do assistente técnico regional em sistemas de produção animal, Ivar Kreutz, e do supervisor Flávio Baz Fagonde.  

A pauta central foi a discussão da conjuntura do leite produzido pela agricultura familiar na região, focando aspectos relativos à comercialização, em uma propositiva troca de experiências entre as cooperativas participantes, com participação dos técnicos da Emater/RS-Ascar.

Participam do grupo de trabalho a Cooperteresa, de Campina das Missões, a Coopral, de Alecrim, a Cooperativa Sete Voltas, de Horizontina, a Coopasc, de Santo Cristo, a Coopeagril, de São Paulo das Missões e a Unicooper. A produção total das cinco cooperativas da agricultura familiar é de um 1,7 milhão de litros de leite ao mês.

O cenário do mercado local e internacional, relação de consumo e produção, preço médio pago ao produtor, composição do leite e evolução da produção total foram alguns dos dados apresentados por Kreutz. Na oportunidade, o ATR de sistemas de produção também apresentou uma tabela com estimativa de custos de produção e retorno do leite. Desta forma manifestou-se o desafio de trabalhar de forma propositiva para o estabelecimento de sistemas de produção sustentáveis, com menor custo de produção.

Durante a discussão posterior, foram explanadas preocupações e proposições em relação à regularidade de oferta e, de modo especial, referentes à logística. 
Segundo o contador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Roberto Ferreira, o grupo de trabalho tem se reunido periodicamente para unir forças e atender aos desafios do mercado atual do leite. A próxima reunião está agendada para o dia 11 de outubro, no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

Aplicativo

Facebook


Twitter