32º Hortigranjeiros: Pavilhão de Agroindústria e Hortigranjeiros está entre as principais atrações do evento


A Comissão de Hortigranjeiros e Agroindústria está preparando um dos principais atrativos do Encontro Estadual de Hortigranjeiros: o pavilhão 12. Nele o público que passar pelo Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, de 11 a 15 de outubro, poderá visitar 68 espaços com destaque para a expressiva diversidade de produtos de agroindústrias e hortigranjeiros disponíveis para comercialização, num espaço de 1.700 m².
Para agilizar e desenvolver o trabalho dentro das normas vigentes, a Comissão de Hortigranjeiros e Agroindústria, organizou duas cozinhas adequadas para frituras, produção de sucos e manipulação de alimentos a serem vendidos.
Todos os espaços já foram comercializados e serão ocupados por produtos de origem animal e vegetal, de agricultores e de empreendimentos individuais, grupais, associativos ou cooperativados que virão de diferentes pontos do Rio Grande do Sul.  A Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (APROROSA) participará com 19 associados, sendo oito com venda exclusiva de produtos hortícolas.
Entre os produtos a serem disponibilizados para venda estão  panificados como pães, cucas, pastel, bolo, sanduíche, bolachas, doces, tortas, mouse, cupcake, waffel, roscas, rosquinhas, palitos, calça virada, sonhos, pão de queijo, pizzas, risólis, enrolados, chips, suspiros, além de salada de frutas, docinhos, brigadeiros, doces finos, derivados de chocolate, geleias, tomate seco, frutas em calda e molhos de tomate. Serão comercializados ainda derivados de vegetais como compotas, conservas, casquinha de laranja, frutas cristalizadas; derivados de cana-de-açúcar como melado, pé-de-moleque, rapadura, cri-cri, caldo de cana e puxa-puxa; derivados do leite como queijos de diferentes tipos, nata, iogurte, bebidas lácteas, ricota, doce de leite; e derivados de carnes como salames, copas, embutidos, peixes, bacon, carne suína, torresmo, salsichão, mortadela e banha.
Em relação à área hortícola o público poderá adquirir alface, repolho, chicória, couve-flor, rúcula, rabanete, cenoura, beterraba, nabo, temperos verdes, couve chinesa, chuchu, moranguinho, brócolis, pimentão, alho, cebola, gengibre, limão, laranja, lima, bergamota, batata doce, chicória, tomate, radiche, abobrinha, ervilha, almeirão, couve-folha, couve-chinesa, agrião, tomate cereja, melão e mandioca. Também serão oferecidos outros produtos como mel, erva-mate, café, amendoim, soja, arroz, polvilho e feijão, e bebidas como sucos, néctar de frutas, graspa, brandy, cachaças, licores e vinhos.
No mesmo pavilhão haverá espaço para o artesanato rural, com exposição de laços, cuias, facas, ponches, caseados, crochê e boinas.
O coordenador da Comissão de Hortigranjeiros e Agroindústria, assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Jorge Lunardi, reitera que os produtos das agroindústrias que serão disponibilizados durante a feira são "feitos com higiene e capricho, possuem alvarás sanitários, licenças de comercialização, licenças ambientais, estando, portanto, aptos para oferecer produtos seguros". Lunardi lembra ainda que os visitantes terão, portanto, produtos variados e diversificados à sua disposição, na grande maioria, produzidos pela agricultura familiar, com qualidade e dentro dos padrões higiênico-sanitários recomendados, já que a maioria das agroindústrias participante está cadastrada, incluída e contém o Selo Sabor Gaúcho do Programa Estadual de Agroindústria Familiar, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e executado pela Emater/RS-Ascar. "Neste pavilhão, espera-se a comercialização de mais de R$ 1 milhão, que agregará renda aos agricultores participantes e disponibilizará produtos com qualidade e de grande diversidade, à escolha dos visitantes", reitera o coordenador.
A Comissão de Hortigranjeiros e Agroindústria do 32º Hortigranjeiros é composta por Jorge João Lunardi, Lisete Maria Primaz, Marita Claudete Minetto, Mariele Rhope, Eliane Denise Schmidt, Marcos Eduardo Servat, Valdenir da Silva e João Anselmo Thiele.
O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (APRHOROSA) em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa.
 


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Deise A. Froelich

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter