Trabalhadores na defesa dos recursos energéticos


SANTA ROSA - Lideranças do MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens, estiveram reunidos com representantes de sindicatos locais e regionais, para discutir a organização da Plataforma Operária e Camponesa de Energia na região.
Estiveram presentes representantes de sete municípios: Alecrim, Tuparendi, Santo Ângelo, Porto Lucena, Santa Rosa, Ijuí e Panambi, das seguintes organizações: MAB, CPERS, Sindicatos dos Comerciários, Metalúrgicos, Bancários, Trabalhadores Rurais, Comerciários, Sindiágua, Sindisaúde, CUT, IECLB, Diocese de Santo Ângelo e pastorais católicas.

O que é a Plataforma?
A Plataforma Operária e Camponesa de Energia é uma articulação nacional que aglutina diversas categorias que têm proximidade ou interesse no tema da energia e da soberania energética do país. A Plataforma pretende discutir com a sociedade brasileira a importância dos recursos energéticos existentes no país, como água e petróleo, e a destinação das riquezas geradas pela exploração do setor. A mobilização aponta para investimentos nas áreas de educação, saúde e empregos.
- Um exemplo é o fundo social do pré-sal que destina 50% para educação, 25% para saúde e 10% para cultura. Atualmente, este fundo social corre o risco de extinção. Defendemos a permanência e ampliação para todo o setor energético - afirma Fernando Fernandes, da coordenação estadual do MAB.

Objetivos
O objetivo é proporcionar espaços de diálogo, articulação e lutas para avançar na construção de um projeto popular energético para o Brasil, em defesa da soberania energética e das empresas estatais do setor elétrico e petrolífero, e cobrar do governo federal medidas para romper com o atual modelo de energia, baseado na privatização e mercantilização.
O encaminhamento da reunião aponta para o início do processo formativo, como já ocorre em outras regiões. Este processo deverá ocorrer em um período de dois anos, em sete etapas. A primeira etapa está agendada para 26 de agosto em Santa Rosa.

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter