Novos policiais militares já estão nas ruas do estado


Os mais de mil homens e mulheres que ingressaram na Brigada Militar foram apresentados na manhã desta terça-feira (25) nas unidades operacionais em que vão atuar. Os novos PMs vêm das turmas que se formaram na última semana e atuarão durante 60 dias nas regiões onde se concentram os crimes de maior complexidade no Rio Grande do Sul. Durante o período denominado estágio operacional supervisionado, os novos servidores reforçam o policiamento ostensivo em Porto Alegre, Região Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos, Litoral Norte e Serra.

O comandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal'Lago, saudou a presença dos novos soldados que passaram oito meses em formação  com atividades teóricas e estágios operacionais. "A expectativa inicial é de potencializar a percepção de segurança junto às comunidades", falou. De acordo com o coronel Andreis, cerca de 70% dos novos PMs permanecem em Porto Alegre e RMPA.

Oriundos de diversas cidades do estado, eles devem percorrer e conhecer os bairros onde passarão a atuar, acompanhados por um policial militar mais experiente. A atuação em conjunto proporciona maior visibilidade e consequente aumento na percepção de segurança e tranqüilidade. A expectativa, agora, é que a chegada dos novos soldados traga reflexos imediatos na redução da criminalidade.
Em um dos pontos da Estrada João de Oliveira Remião, área do 19º BPM, a soldado Morgana Araújo, 22 anos, natural de Pelotas, no Sul do estado, e o soldado Jeferson Freitas da Silva, 26 anos, do município de Independência, na Região Noroeste, afirmaram que, a partir da experiência dos estágios supervisionados nas ruas, realizados durante o curso preparatório, se sentiam confiante. "Apenas com maior responsabilidade", afirmou a soldado Morgana. 


Texto: Clelia Admar/Ascom BM

Aplicativo

Facebook


Twitter