Agricultores serão beneficiados com micro açudes na região de Santa Rosa


Em Santa Rosa, no noroeste do Estado, até o final de agosto a Emater/RS-Ascar vai elaborar 450 projetos de micro açudes nos 45 municípios que integram essa região administrativa da Instituição, correspondente aos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Fronteira Noroeste e Missões, beneficiando 10 produtores em cada município.
 
A ação é resultado da disponibilização de recursos financeiros do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FRH), do Projeto de Apoio e Desenvolvimento da Infraestrutura Rural (Proinfra), da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), ocorrido no início de julho. Em todo o Estado, serão 989 projetos técnicos de micro açudes laborados pela Emater/RS-Ascar em todas as suas regiões administrativas, sendo que também realizará a coordenação e acompanhamento dos trabalhos em conjunto com a SDR. 
 
"A região de Santa Rosa receberá mais de 40% de todos os açudes que serão construídos no Estado", destacou o gerente adjunto do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, José Vanderlei B. Waschburger.
 
A tarefa foi apresentada aos extensionistas da Região de Santa Rosa na terça-feira (19/07), na sede administrativa do Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, quando foram detalhadas as informações técnicas e os seus objetivos pelo assistente técnico de Manejo dos Recursos Naturais do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, engenheiro agrônomo Marco André Junges.
 
Na oportunidade, Junges repassou detalhes sobre o papel da Emater/RS-Ascar, assim como os procedimentos para contratação das empresas que construirão os açudes, os procedimentos operacionais e prazos, a escolha dos produtores beneficiários, as característica das obras, documentos necessários, outorga de água, licença ambiental e relação da Instituição com as empresas prestadoras do serviço. Também ocorreu uma breve revisão sobre o uso das ferramentas necessárias ao levantamento topográfico e as planilhas de cálculo.
 
"Serão obras onde o produtor não terá custo nenhum e que demonstram o interesse e esforço do Estado em aumentar a área irrigada e contribuir para o aumento da produção e da produtividade da nossa região", afirmou Junges.
 
As equipes municipais da Emater/RS-Ascar, em parceria com as prefeituras, conselhos municipais de desenvolvimento rural e demais parceiros vão apontar os produtores que serão beneficiados. Os projetos, preferencialmente destinados à irrigação, serão encaminhados para a SDR, que conduzirá uma licitação para contratação das empresas para a construção dos açudes nas propriedades rurais.
 
O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Ademir Renato Nedel, disse que o trabalho busca resultados positivos na geração de renda dos agricultores familiares. "Os extensionistas concentrarão esforços para selecionar esses produtores junto com as prefeituras e parceiros para elaborar os projetos dentro do prazo previsto", declarou.
 
Para o diretor de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural da prefeitura de Santa Rosa, Elemar da Rosa, a execução dos projetos técnicos de micro açudes pela Emater/RS-Ascar ajudará as pequenas propriedades rurais. "Vamos desenvolver um trabalho para valorizar atividades como a piscicultura, a produção leiteira e a irrigação".

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter