Programa de Gestão beneficia 15 famílias no município de Santa Rosa


Em Santa Rosa, no noroeste do Estado, extensionistas da Emater/RS-Ascar estão acompanhando 15 famílias de agricultores familiares que aderiram ao Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar.
 
Uma dessas famílias é a de Ari Alberto Riecke e de sua mulher Leane Kurtz Riecke que, com ajuda dos extensionistas, conseguiram adesão ao Programa de Agroindústria Familiar (PAF) e já contam com licenciamento ambiental e encaminhamento do Selo Sabor Gaúcho, que possibilita a venda através do Bloco de Produtor Rural.
 
Ari e Leane também foram encaminhados para participar do Curso de Boas Práticas de Fabricação do Centro de Treinamento de Bom Progresso (Cetreb), da Emater/RS-Ascar. No Cetreb, a capacitação é permanente através de cursos e demonstrações de métodos ministrados pelas extensionistas sociais dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, melhorando a qualidade do produto, com novas receitas aumentando o leque de produtos ofertados.
 
Igualmente orientados pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, a família Riecke, a partir do final de 2016, começou a participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fornecendo produtos para as escolas municipais e estaduais de Santa Rosa.
 
"Os resultados já são percebidos na melhoria da qualidade de vida, no aumento da renda e na regularização da agroindústria de panificados que é a fonte principal de rendimentos da família. Além disso, as entregas para o PNAE impulsionaram a receita da família, com a garantia de compra e possibilitando a programação da sua produção", avalia o coordenador estadual do Programa, extensionista da Emater/RS-Ascar, Célio Colle.
 
Programa Estadual de Gestão Sustentável
 
O Programa de Gestão Sustentável? da Agricultura Familiar, lançado em junho de 2016 pelo governo do Estado, visa promover a gestão e a adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares, pretendendo ampliar em 20% a renda das famílias atendidas. Aproximadamente 40 mil agricultores e pecuaristas familiares serão beneficiados com o Programa em todo o Estado. O Projeto envolverá a capacitação de aproximadamente 1,2 mil técnicos, implantação de 20 mil planos de gestão, formalização para implantação e acompanhamento de 900 unidades de referência técnica, dois seminários estaduais para avaliação e divulgação do Programa, além da inclusão dos 40 mil agricultores/pecuaristas familiares. O Programa de Gestão já envolve mais de 10 mil famílias em todos os municípios do RS.

Aplicativo

Facebook


Twitter