Etnia Africana reabre sede social em Santa Rosa e prepara projetos culturais


SANTA ROSA - A Etnia Africana de Santa Rosa reabriu neste sábado (08) a nova sede da entidade, agora ampliada com espaço para receber até 300 pessoas.
O grupo de samba da própria Etnia recepcionou os convidados que na sequência puderam apreciar apresentação do grupo de capoeira do Mestre Ibirá. Após a parte cultural foi servido o jantar.
Excelente público prestigiou o evento e muitas pessoas elogiaram as melhorias feitas na casa.
O advogado Antônio Vilson Pereira, presidente da Etnia Afro, comenta sobre os planos para movimentar a entidade, entre eles o projeto de aulas de dança, capoeira e a formação de um grupo de estudos sobre a participação dos negros no desenvolvimento da região.
O espaço da sede social foi praticamente triplicado, graças à emenda parlamentar oriunda do Ministério do Turismo, encaminhada pelo deputado (e agora ministro) Osmar Terra. Com as reformas efetivadas será possível a realização de eventos com público de até 300 pessoas.

A ETNIA AFRO EM SANTA ROSA
A entidade tem como objetivo promover a reflexão sobre a valorização da diversidade étnica racial e pluricultural, tendo como foco o povo afrodescendente, as diversas possibilidades para a sua inclusão e suas principais questões na região Noroeste do Rio Grande do Sul, especialmente no município de Santa Rosa.
Construir um processo de conscientização sobre a necessidade de inserir o afrodescendente na comunidade é uma pauta real, que exige um novo olhar sobre a construção histórica da nossa região.
Busca-se a criação de espaços e mecanismos para expressar a cultura afro-brasileira, capacitação e instrumentalização de educadores para o efetivo cumprimento da Lei nº 10.636/03.
Refletir sobre o mito da democracia racial e suas implicações para a comunidade afro-brasileira torna-se imperativo, e é papel de toda a comunidade, pois a brasilidade está em cada um de nós.
(Clarice Tomaz , integrante da Etnia Afro de Santa Rosa)
Etnia Africana de Santa Rosa é uma entidade sem fins lucrativos e está situada no Parque Municipal Alfredo Leandro Carlson na cidade de Santa Rosa   

Fonte: Revista Afinal

Aplicativo

Facebook


Twitter