Doações a municípios em situação de emergência passam de 4,3 mil


A chuva que atingiu parte do estado nas últimas semanas deixou 5,7 mil pessoas desabrigadas e desalojadas e 56 municípios em situação de emergência. Nesta primeira semana de junho, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul já distribuiu 4.392 donativos por meio da Central de Doações da instituição, entre eles 3,7 mil roupas, 280 calçados, 220 cobertores e 192 meias. 
O tenente Antônio Marcelo Santos da Silva, chefe da Divisão de Relações Comunitárias da Defesa Civil, alerta sobre a importância dos donativos estarem em boa qualidade. "O trabalho é intenso nos municípios atingidos pelas chuvas, já que a solicitação de doações é muito grande. Diariamente, o representante da região faz a retirada dos donativos. Logo, precisamos de peças em bom estado, pois não temos condições de fazer os reparos necessários", explica.
A medida em que os municípios comprovam situação de emergência, os itens arrecadados são repassados com prioridade às regiões atingidas. O mínimo a ser retirado é um kit com 60 peças de roupas em tamanho adulto e infantil. "Em algumas situações, o prefeito chega na central e solicita mil peças de roupas. Ou seja, são quase 17 kits para apenas um município. Precisamos que a comunidade continue ajudando para a Defesa Civil consiguir auxiliar a todos", ressalta o tenente Jorge dos Santos Lemes, chefe adjunto da Divisão de Relações Comunitárias da Defesa Civil.
Foi movida pela vontade de ajudar os moradores de comunidades atingidas que a funcionária pública Juçara Ciceri, de Porto Alegre, procurou a central de donativos. "Acompanho as notícias e vi que a situação é bastante preocupante. Recolhi peças de roupas minhas e da minha mãe, separei alimentos e procurei a Defesa Civil. Como não tinha como transportar as cooisas até o local de arrecadação, a equipe veio até a minha casa", conta. 
Socorro aos atingidos
De janeiro ao início deste mês, a Central de Doações do Estado distribuiu mais de 29,5 mil doações a 35 municípios e entidades. Ao todo, foram 23.620 peças de roupas, 2.705 calçados, 1.768 meias e 1.454 cobertores. O tenente Santos da Silva explica que a soma é o resultado de um trabalho constante da Defesa Civil. "A central arrecada o ano inteiro. Precisamos estar sempre preparados para auxiliar a população em qualquer emergência que venha a acontecer", destaca.

Campanha do Agasalho

Entre as peças arrecadas pela Central de Doações estão donativos da Campanha do Agasalho, lançada em 24 de maio. Além das estações rodoviárias, as doações podem ser entregues no ponto de coleta dentro do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1501, Porto Alegre) ou em pontos nos órgãos públicos estaduais e municipais, quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros e supermercados da rede Zaffari. 

Os agasalhos também são recolhidos pela Defesa Civil, mediante agendamento pelo telefone (51) 3288-6781.

Texto: Alessandra Pinheiro

Aplicativo

Facebook


Twitter