Encontro de Padre Tuparendiense com o Papa Francisco no Vaticano


O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, 05 de junho, na Sala Clementina, no Vaticano um grupo de 120 padres e religiosas participantes nos Capítulos Gerais dos Missionários e Missionárias da Consolata, além de seminaristas e padres da que vivem em Roma. Entre os presentes estavam os brasileiros, Pe. Aquiléo Fiorentini, natural de Tucunduva (RS) e Pe. Jaime Carlos Patias, de Tuparendi (RS).

Citando o Bem-aventurado José Allamano, fundador das duas congregações, o Papa fez algumas recomendações: "Gostaria de exortar-lhes a fazer um atento discernimento sobre a situação dos povos, entre os quais desempenham a sua ação evangelizadora. Jamais se cansem de levar conforto, sobretudo àqueles que se encontram em situações de grande pobreza e sofrimento, sobretudo na África e América Latina. Busquem dar seu testemunho de caridade, que o Espírito infunde em seus corações".

Francisco pediu ainda, que em seu trabalho em mais de 30 países, os Missionários e Missionárias deem atenção especial ao diálogo com os muçulmanos e à promoção da dignidade da mulher e dos valores da família, como também ter maior sensibilidade com os temas da justiça e da paz.

"O encontro foi uma experiência iluminada. Senti a unidade na diversidade de toda a Igreja. Ao saudar o Papa pedi a sua bênção e agradeci pelo seu trabalho em favor da Igreja e do mundo. Na mente estavam meus familiares e amigos da missão", conta padre Patias.

Os missionários da Consolata atuaram por muitos anos no Rio Grande do Sul em Erexim, Independência e Três de Maio onde o padre Patias ingressou no seminário em 1977. O missionário estudou na Colômbia, Inglaterra e trabalhou por nove anos nas Missões de Moçambique na África. Foi diretor da revista Missões em São Paulo e atualmente é secretário nacional da Pontifícia União Missionária com sede em Brasília (DF).

Com mais de cem anos de história, o Instituto Missões Consolata (IMC) conta hoje com 982 membros (padres e irmãos) de 23 países e vivendo em 231 comunidades presentes em 28 países na África, América, Ásia e Europa. As missionárias somam cerca de 600 religiosas. Participam do XIII Capítulo Geral IMC que acontece em Roma (22 de maio a 20 de junho), 45 missionários: 22 africanos; 15 europeus e 8 latino americanos.

Aplicativo

Facebook


Twitter