Peça teatral orienta crianças e adolescentes quanto ao abuso e exploração sexual em Três de Maio


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio dos serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS apresentou na última segunda-feira, dia 22, a peça teatral "O Nosso Segredo". A peça foi executada pela Companhia Teatral Xexebéu, que montou sua lona de espetáculo ao lado da Prefeitura de Três de Maio.
A peça teatral contou a história de uma menina, que em decorrência ao trabalho da mãe, era cuidada por um tio, que praticava contra ela abusos sexuais, e ameaças caso ela contasse a alguém sobre o que eles praticavam. A história segue os moldes da vida cotidiana, pois muitas vezes a criança não denuncia exatamente por medo do agressor e por vergonha, achando que ela é culpada pela situação.
Segundo a Assistente Social do CREAS, Bianca Schardong, a ação de segunda-feira fez parte da programação desenvolvida por profissionais da Rede de Proteção à Criança no decorrer dessa última quinzena de maio em alusão a 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Marta Pandolfo, o objetivo maior dessa campanha é justamente alertar a toda sociedade, para que a mesma esteja atenta, denunciando os casos de abusos e exploração sexual, que porventura estejam ocorrendo ou que venham a ocorrer envolvendo nossas crianças e adolescentes. "Qualquer cidadão pode denunciar casos de abuso, através dos telefones do Creas, do Disque 100, do Conselho Tutelar ou da Polícia Civil e Militar, a denúncia pode ser anônima", destacou Marta.
A violência ou exploração sexual pode ocorrer no ambiente intrafamiliar, quando há uma relação de parentesco entre a vítima e o agressor e extrafamiliar, quando não há relação de convivência familiar entre o agressor e a vítima. Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência deve denunciar.

Onde denunciar?
? Conselho Tutelar - 3535-1725 ou 99926-8055
? Disque 100 - Direitos Humanos
? CREAS - 35358872 ou 996156992
? Policia Civil/Militar - 190

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter