Safra brasileira de grãos tem novo recorde histórico


A Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, divulgou os números para a produção nacional de grãos em 2016/2017 e a previsão para a safra atual tem novo recorde, que chega a 232 milhões de toneladas. É o que explica o gerente de levantamento e avaliação de safras da Conab, Cleverton Santana.
De acordo com levantamento da Conab, a concentração de produção agrícola no Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás representa 67% da safra nacional de grãos. Em primeiro lugar, vem Mato Grosso, com 58 milhões de toneladas, em segundo, Paraná com 41,5 milhões, em terceiro, Rio Grande do Sul, com 35,3 milhões e, em quarto lugar, Goiás, com 22 milhões de toneladas. No caso do Mato Grosso, há variáveis relevantes, como a extensão de suas áreas de plantio pouco exploradas até poucos anos. E, ainda, propriedades com tamanho acima da média nacional e uso de tecnologia avançada. No Paraná, há que se considerar a tradição agrícola, o alto nível de escolaridade e técnico dos produtores, que ajudam a alavancar a produtividade. Já em Goiás, a localização próxima ao mercado consumidor é uma vantagem.
O diretor-executivo da Embrapa, Ladislau Martins Neto, afirmou que isto se deve a alta tecnologia e a disponibilidade de terras nesses estados.
Nas últimas sete safras, a área plantada no país cresceu 13 milhões de hectares.

Reportagem, Cintia Moreira

Aplicativo

Facebook


Twitter