123 milhões de jovens a partir de 15 anos não praticam nenhum esporte, segundo IBGE


Mais de 123 milhões de pessoas a partir de 15 anos não praticam nenhuma atividade física ou esporte. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, com dados extraídos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, o Pnad, entre 2014 e 2015. 
 
As pessoas que não praticam atividades físicas entre 15 e 17 anos, equivalem a 76 cento da população de brasileiros nesta faixa etária. De acordo com o instituto, a quantidade de pessoas que não praticam e nunca praticaram qualquer tipo de atividade física ocorre por falta de interesse, na faixa etária entre 15 e 17 anos, e por falta de tempo, para os mais velhos. O professor e educador físico, Lucas Borges, explica a importância da atividade física para evitar doenças.
A região Nordeste apresentou o número mais alto de pessoas que não praticam atividades físicas, com percentual de apenas 36,3 por cento de praticantes. Seguido da região Norte, com 36,6 por cento e o Sudeste com 37,5 por cento. A região Centro-oeste é onde mais se encontra jovens praticando exercícios, com 41,1 por cento do total da pesquisa, seguido pela região Sul, com 40,8 por cento. O jovem Pedro Henrique Ribeiro tem 15 anos e mora em Brasília. Pedro Henrique joga basquete pelo menos três vezes na semana e sempre praticou esporte. Ele conta como o esporte é importante para ele.

Embora a atividade do Pedro seja o basquete, segundo a pesquisa, o esporte favorito no Brasil é o futebol. Mais de 15 milhões de pessoas costumavam escolher a modalidade na hora de praticar um exercício em 2015.  E a segunda modalidade escolhida pela população foi a caminhada, com quase 10 milhões de pessoas praticantes.
 
Reportagem, Juliana Gonçalves 

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter