Com 49 anos de história, URI Santo Ângelo completa 25 anos como Universidade


A URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, é uma Universidade comunitária, com foco no desenvolvimento regional e na inovação e que, dia 19 de maio de 2017, completa 25 anos como Universidade.

Com 49 anos de experiência no ensino superior e marcante atuação na Região Noroeste, o câmpus de Santo Ângelo tem na direção os professores Gilberto Pacheco - Geral, Marcelo Stracke - Acadêmico e Berenice Rossner Wbatuba - Administrativa.

Um contingente de cerca de quatro mil estudantes, oriundos de 70 municípios, frequenta cursos de graduação, pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu - mestrados e doutorado, além da Escola de Educação Básica e Profissionalizante.

Com um corpo docente qualificado - mais de 90% são mestres e doutores - a Universidade mantém convênios internacionais e prioriza em suas ações as áreas de pesquisa e extensão.

A estrutura física do Câmpus mantém 124 laboratórios em diferentes áreas do conhecimento, uma Biblioteca com mais de 144 mil exemplares, dois ginásios de esportes, dois auditórios.

Enquanto a reitoria da URI tem sede em Erechim, Santo Ângelo sedia a FuRI - Fundação Regional Integrada, que é a mantenedora da Universidade, instituição constituída por quatro Campi - Santo Ângelo, Erechim, Frederico Westphalen e Santiago, e duas extensões - São Luiz Gonzaga e Cerro Largo.

O desenvolvimento regional e a inovação caracterizam-se como foco da Instituição na prática. Nesse sentido, merecem destaque projetos como a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - Urinova; o TecnoURI Missões- Parque Científico e Tecnológico da Região das Missões; o Polo de Modernização Tecnológica das Missões; o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da URI Santo Ângelo.

Parque TecnoURI Missões

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento na região, o Parque Científico e Tecnológico da Região das Missões - TecnoURI Missões possibilitará um espaço para pesquisa, desenvolvimento e inovação para empresas. Sediado no Câmpus Santo Ângelo, o parque é implantado a partir de um convênio entre a Universidade e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS.

Na área física, o TecnoURI oferecerá salas para as empresas de base tecnológica, além de laboratórios, salas de reuniões e auditório para eventos.

 

O Polo de Modernização Tecnológica das Missões tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da geração de conhecimento e da sua aplicação no setor produtivo, para a melhoria da qualidade de produtos, processos, serviços e produtividade.

 

O trabalho do NITT - Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica da URI Santo Ângelo é focado no apoio e fomento a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. São atendidos pesquisadores, criadores, inventores independentes e obtentores de criação não inserida no setor empresarial. O Núcleo também dá suporte para empresas com base em PD&I, além de atender a demandas da comunidade da Região das Missões.

 

Incubadora

A Urinova - Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da URI Santo Ângelo visa apoiar e fomentar novos empreendimentos de base tecnológica.

Essa atividade é desenvolvida de maneira a promover o bem-estar social e contribuir para a mudança do perfil econômico regional por meio da difusão da cultura do empreendedorismo na sua área de atuação. O objetivo da Incubadora é desenvolver ações de apoio e fomento aos novos empreendimentos inovadores de base tecnológica.

Aplicativo

Facebook


Twitter