Energia economizada com horário de verão poderia abastecer mais de 5,7 mil clientes da RGE


A RGE fez um balanço do horário de verão, que termina à zero hora do próximo domingo, 19 de fevereiro, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora. Segundo dados da distribuidora do Grupo CPFL Energia, que atende 255 cidades no interior do Rio Grande do Sul, durante os 126 dias de duração do horário especial, estimou-se uma redução da ordem de 0,36% no consumo de energia elétrica.
 
Essa economia alcançou 13.905,03 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Caxias do Sul por quatro dias ou de Passo Fundo por nove dias. Com o mesmo volume de energia elétrica, seria possível abastecer 5.794 clientes residenciais, com consumo médio de 200 kWh, durante um ano. Há expectativa de que a demanda de energia no horário de pico apresente redução de 5,02%.
 
Segundo Thiago Freire Guth, diretor de Distribuição de Energia do Grupo CPFL, os principais objetivos da medida são melhorar o aproveitamento da luz natural e reduzir o consumo de energia elétrica, diminuindo a demanda no horário de pico, das 18h às 21h. "Na média, as pessoas começam a chegar em suas casas às seis da tarde, sendo que uma das primeiras ações é acender a luz. Na mesma hora, entram em operação a iluminação pública e os luminosos comerciais, por exemplo", explica. "No período do horário de verão, as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após as 19h, quando o consumo industrial começa a cair", acrescenta.
 
Para o executivo, ao se deslocar o horário oficial em uma hora, o que se espera é a diluição, por um período maior, do momento de entrada em funcionamento dos equipamentos domésticos e industriais, e de iluminação pública. Dessa forma, o ganho, além da economia, está em afastar os riscos de sobrecarga no sistema elétrico, no momento em que o sistema é mais demandado.

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter