Três de Maio inicia vacinação de meninos contra o HPV


A contar de 2017, os meninos começam a integrar o Calendário Nacional de Vacinação no que diz respeito à vacina do HPV (Papiloma Vírus Humano), até então, a vacinação estava disponível apenas para meninas. O motivo da recomendação de vacinação é que o vírus pode desenvolver câncer também em homens.
Segundo a enfermeira Mirian Rascovetzki, da Secretaria Municipal de Saúde, a divulgação que as vacinas seriam disponibilizadas na rede pública, só aconteceu no último dia 16, pois a 14ª Coordenadoria Estadual da Saúde ainda não dispunha de quantidades suficientes para a distribuição nos municípios. O município de Três de Maio recebeu até agora um quantitativo de 100 doses, e assim que foram entregues iniciou o processo de vacinação, em meninas (entre 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias) e também para meninos (entre 12 a 13 anos, 11 meses e 29 dias). Mirian ainda explica que o esquema vacinal é de duas doses com intervalo de 6 meses entre cada uma delas, e que segundo o Ministério da Saúde, até o ano de 2020 a faixa etária de vacinação masculina deve ser ampliada gradativamente, até atingir meninos a partir de 9 anos de idade. Como a vacina do HPV fará parte de Calendário Nacional de Vacinação não há metas previstas para a mesma.
O objetivo da vacinação masculina é prevenir casos de câncer de pênis e verrugas genitais, além disso, o homem é o responsável pela transmissão do vírus para as parceiras, o que vai colaborar com a diminuição de incidências de câncer em mulheres.
As Estratégias de Saúde da Família de Três de Maio que estão realizando a vacinação neste primeiro momento são a Unidade Central, Unidade Santa Rita e Unidade Promorar e o horário de vacinação de manhã é das 7h30min às 11 horas e a tarde das 13 horas às 16h30min.

Aplicativo

Facebook


Twitter