A força das cooperativas nas regiões Noroeste e Missões


Um levantamento realizado pela Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar revela o potencial das cooperativas agropecuárias nas regiões Fronteira Noroeste e Missões. Reconhecidas internacionalmente pela sua importância, as cooperativas assumem um papel fundamental no contexto econômico e social das comunidades em que estão inseridas. Ao acreditar no potencial de transformação a Emater/RS-Ascar mantém sete Unidades de Cooperativismo em todo o Estado, entre elas, a UCP com sede em Santa Rosa.  
Conforme o coordenador da Unidade local, Marcos Servat, a região possui atualmente 44 cooperativas agropecuárias em atividade, sendo que 28 cooperativas receberam assessoramento permanente dos técnicos da Emater/RS-Ascar em 2016, focadas em áreas específicas das cooperativas, como gestão organizacional, gestão de pessoas, finanças e custos, comercialização e Marketing, produção e gestão ambiental; estudo de viabilidade; desenvolvimento de projetos ou em capacitações coletivas dos associados, conselheiros e funcionários.
As cooperativas agropecuárias na região somam em seu quadro social mais de 46 mil associados, número este correspondente a 26% da população rural da região, que soma 176.605 habitantes (IBGE-2010), o que correspondem a 37,4% da população total dos 45 municípios da Fronteira Noroeste e Missões. “Quando comparamos os dados regionais com o nosso estado, que possui 290 mil associados de cooperativas agropecuárias, segundo levantamento da Ocergs em 2015, encontramos um pouco mais de 15% da população rural do Rio Grande do Sul associados a uma cooperativa agropecuária. Esses dados demonstram o perfil cooperativista existente no setor agrícola da nossa região”, reitera Servat.
Das 44 cooperativas agropecuárias da região, 36 já receberam algum tipo de assistência da Unidade de Cooperativismo, que conta com atuação da equipe multidisciplinar formada por administrador, contador, engenheiro agrônomo, tecnólogo em Desenvolvimento Rural e tecnólogo em Alimentos. Atualmente a equipe trabalha exclusivamente com cooperativas, com o objetivo de oferecer assessoria contínua e gratuita por meio do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).
“Presente em todos os 45 municípios da região, a Emater tem como missão Promover o Desenvolvimento Sustentável Rural no Estado do Rio Grande do Sul e uma das formas de qualificar este trabalho é o apoio e suporte as cooperativas que pautam sobre o empreendedorismo e a participação democrática das pessoas envolvidas”, conclui Servat.

Aplicativo

Facebook


Twitter