Agências FGTAS/Sine encaminharam mais de 178 mil carteiras de trabalho em 2016


As agências FGTAS/Sine encaminharam 178.331 carteiras de trabalho em 2016. As unidades com os mais encaminhamentos foram Tudo Fácil Centro (34.051), Pelotas (10.760), Caxias do Sul (10.173), Santa Maria (6.035) e Tudo Fácil Zona Sul (5.648).
O atendimento em 40 das agências FGTAS/Sine pode ser agendado no site da FGTAS http://www.fgtas.rs.gov.br/carteira-de-trabalho. A instituição lançou o serviço no dia 17 de março de 2016. Desde então, o portal já recebeu 35.756 solicitações de agendamento. "O serviço objetiva qualificar o atendimento prestado ao trabalhador, além de fornecer maior comodidade ao permitir agendar data e hora para encaminhar a carteira de trabalho", explica o diretor-técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Darci Cunha. O agendamento será estendido, gradualmente, às demais agências FGTAS/Sine.
Hoje, o serviço está disponível para as agências FGTAS/Sine de Porto Alegre, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Candiota, Canela, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Frederico Westphalen, Guaíba, Iraí, Marau, Montenegro, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Palmeira das Missões, Panambi, Passo Fundo, Pelotas, Rolante, Salvador do Sul, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, São Lourenço do Sul, São Luiz Gonzaga, Sarandi, Taquara, Torres, Tramandaí, Três Coroas, Venâncio Aires, Veranópolis e Viamão.
Em 2016, também foi implantado um novo sistema por parte do Ministério do Trabalho. No Rio GRande do Sul, o processo iniciou no dia 28 de abril. A versão Web 3.0 consiste em um sistema online de carteira de trabalho, que verifica com a base de dados da Receita Federal e dos Correios.
FGTAS
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) dispõe de 116 agências FGTAS/Sine que fazem o encaminhamento de solicitações de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS) para a confecção do documento. As unidades dispõem de kit com leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica. O kit beneficia o trabalhador ao agilizar o procedimento e tornar mais rápida a coleta de dados, além de permitir a captura da fotografia no momento do atendimento. O documento é gratuito e o prazo de entrega é de até 15 dias úteis.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento gratuito, que habilita o profissional a ingressar no mercado de trabalho formal, garantindo direitos sociais, como aposentadoria, seguro-desemprego, recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e auxílio maternidade, entre outros benefícios da Previdência Social. Confira a documentação necessária ao encaminhamento no site  http://www.fgtas.rs.gov.br/carteira-de-trabalho.

Aplicativo

Facebook


Twitter