Banda larga fixa foi o único serviço de telecom que cresceu no Brasil


A banda larga fixa foi o único serviço de telecomunicações a crescer no Brasil em 2016, de acordo com a Anatel. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, os 1,104 milhão de novos contratos registrados no períodos representaram um crescimento de 4,33% no segmento em relação ao ano anterior.

Merecem destaque os estados do Amapá, Maranhão e Rondônia, que registraram um aumento acima de 10% em 2016.

No entanto, como aponta o levantamento da Anatel, houve uma queda de 0,58% no número de contratos novos na área no país entre novembro e dezembro do ano passado


A TIM liderou esse aumento do setor, com 29,04% de crescimento no período, seguida de longe pela Sky, com aumento de 17,46%, que ficou um pouco à frente da prestadora Cabo, que viu sua base ser ampliada em 14,38%.

A tecnologia DSL, mais antiga e que a estrutura da telefonia convencional para a transmissão de dados, manteve a liderança com 13,38 milhões de usuários. Em segudo lugar, ficou o cabo, com 8,58 milhões de usuários, bem à frente da fibra óptica, com 1,73 milhão de usuários.


Mesmo bem abaixo das outras tecnologias, a fibra óptica registrou o maior crescimento do setor, com um aumento de 33,61% na sua base de usuários.

Telefonia móvel

Por outro lado, a telefonia móvel foi o serviço de telecomunicações com a maior queda no Brasil em 2016, conforme levantamento da Anatel. O setor perdeu 13,7 milhões de linhas, uma redução de 5,33%.

Aplicativo

Facebook


Twitter