Museu Municipal de Santo Cristo inicia exposição nesta segunda-feira


O Museu Alcir Philippsen, instalado no Centro Cultural, inaugura nesta segunda-feira (23), a exposição “Santo Cristo 1955-2017, 62 Anos Juntos”.
 
A exposição apresentará uma amostra de diversos objetos antigos e históricos pertencentes aos nossos pioneiros colonizadores, e tem por objetivo revelar itens curiosos, alguns pouco conhecidos, sobre como os antepassados viviam desde o início de sua chegada na nossa terra.
 
Todos os itens da exposição são de grande interesse histórico, social e político, tendo sido escolhidos para serem representativos da forma de vida do povo santo-cristense desde a colonização, nos primórdios do século passado, e emancipação político-administrativa, em 28 de janeiro de 1955, até os dias de hoje.
 
São objetos que eram empregados no trabalho, no uso em suas casas, nas igrejas, além de desenhos, gravuras, esculturas e pinturas, duas das quais telas inéditas de autoria do patrono do museu, o artista plástico Alcir Philippsen, mais painéis históricos, um retratando a construção da Igreja Matriz Ascensão do Senhor, e outro apresentando a Comissão de Emancipação como era constituída entre 1953 a 1955, quando de seus trabalhos, que resultaram na criação autônoma do Município de Santo Cristo, desmembrando-se do Município-Mãe Santa Rosa, foi conquistada a nossa independência.
 
O ponto alto da exposição está programado para a tarde da quarta-feira, quando serão depositados no acervo do museu documentos históricos que registram todo o trabalho da Comissão de Emancipação, desde atas das suas atividades, até listas de doações e da sua contabilidade de investimentos para emancipar Santo Cristo.
 
A exposição fica aberta ao público das 9 às 11 e das 14 às 17 horas, acontecendo desta segunda, 23 de janeiro, até a próxima sexta-feira, dia 27, véspera do feriado em que se comemora o Aniversário dos 62 Anos de Santo Cristo.
 
Os visitantes serão acolhidos pelo Coordenador de Cultura Cláudio Ost, que acompanhará os interessados em visita guiada no museu, além de realizar nesse mesmo local, nessa semana, os seus trabalhos pela Coordenadoria de Cultura, lá estando à disposição de todos.

Aplicativo

Facebook


Twitter