SETREM apresenta resultado de pesquisa de intenção de compra para o fim de ano


Os acadêmicos do Bacharelado em Administração da SETREM, orientados pelo docente Jesildo Lima, desenvolveram pesquisa de intenção de compras para o final de ano em 12 municípios da região: Alegria, Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Doutor Mauricio Cardoso, Horizontina, Humaitá, Independência, Nova Candelária, Santa Rosa, São José do Inhacorá, São Martinho e Três de Maio. Foram 1.117 entrevistados que responderam questões referentes a produtos que pretendem comprar, valores que pretendem investir, a quem se destina essas compras, as formas de pagamento e até mesmo os veículos de comunicação onde encontram as informações.

Segundo Lima, o formulário aplicado envolve também o interesse de compras pela internet, se os pesquisados compram ou não no município de domicílio e o porquê disso, se no momento da escolha do produto o cliente leva em conta se a empresa ou a marca tem preocupação com as questões ambientais (se marca ou produto tem), se o produto é nacional ou importado e o destino das embalagens. "Dentre os principais resultados deste ano em comparação com os anteriores está a redução da intenção de compra de bens não duráveis em detrimento do o aumento da projeção de compra de bens duráveis", explica o docente.

A pesquisa também revela outros dados como o fato de os homens projetarem comprar produtos de maior valor, enquanto as mulheres optam por produtos de menor valor, mas em maior quantidade. "Esses dados são semelhantes aos encontrados na pesquisa da Fecomércio-RS. Também destacamos o aumento da intenção de compras pela internet e, ainda, que não existe uma preocupação dos clientes com questões referentes a se os produtos/marcas adquiridos têm ou não responsabilidade social e ambiental", complementa Lima.

Com referência a pesquisa realizada em Três de Maio, especificamente, há um aumento da fidelização do cliente. "É um dos poucos municípios em que o percentual de intenção de compra no comércio local aumentou. Apontamos que 91,3% vão comprar no município, devido a fatores como acessibilidade, diversidade, atendimento e preço", detalha. Quanto a sustentação da pesquisa, Lima ressalta que o cálculo amostral é feito com base na população dos municípios baseado nos dados do Censo do IBGE (2010), tendo 90% de grau de confiança e uma margem de erro de 7% e leva em conta a proporcionalidade de indivíduos quanto ao gênero, a localização geográfica (urbana ou rural) e o rendimento mensal. As entrevistas foram aplicadas entre os dias 28 de outubro a 03 de novembro de 2016.

Para solicitar os relatórios individuais e detalhados de cada município, basta enviar e-mail para imprensa@setrem.com.br

Aplicativo

Facebook


Twitter