Comunidades do Noroeste confraternizam na fase regional dos Jogos Rurais Sol a Sol


O domingo ensolarado e a possibilidade de confraternizar com comunidades rurais de 13 municípios do Noroeste gaúcho motivou um público superior a três mil pessoas a participar da fase regional dos Jogos Rurais Sol a Sol, neste domingo (04/12), na comunidade Vila Teresa, em Campina das Missões. O público foi recepcionado pela Comissão Organizadora, formada pela Emater/RS-Ascar, comunidade de Vila Teresa e Prefeitura, em um dia marcado por atividades que refletem a organização comunitária ainda evidente no meio rural e a importância de atividades de lazer e de recreação.
A abertura do evento foi marcada pelo tradicional juramento dos atletas, em relação ao espírito esportivo e à solidariedade, seguido de um minuto de silêncio em respeito às vítimas do acidente do avião que transportava a equipe do Chapecoense, na última semana. Entre as lideranças presentes estavam o prefeito Ademir Renato Nedel, as assistentes técnicos regionais da Emater/RS-Ascar na área social Lisete Primaz e Vanessa Gnoatto, bem como os supervisores Ancila Altmann, Joney Braun e Rubens Tesche.
Ao longo do dia foram disputadas 30 modalidades esportivas, como futebol, voleibol, bolãozinho de mesa, bocha, canastra, milho no buraco, cabo de guerra, corte de lenha, câmbio (voleibol adaptado para a Terceira Idade), tiro na lata, corrida de 100 metros, salto em distância, corrida no saco, chute de pênalti, bocha tiro 48, debulha de milho, tricô, crochê, chute do pneu, batida no prego, tiro de laço em vaca parada e plantio com saraquá. Participaram das modalidades esportivas atletas rurais, classificados nas fases municipais de Campina das Missões, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Garruchos, Guarani das Missões, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, Santo Cristo, São Paulo das Missões e Tuparendi.
A edição deste ano também foi marcada por muita diversão, inclusive no encerramento, que teve sarau dançante animado pela Cia Márcio e Mônica, de Santo Cristo e realizado no salão da comunidade Vila Teresa. O Sol a Sol teve patrocínio da Prefeitura, Sicredi, Comercial Hermanns e Industrial KF.
 
RESULTADOS
Entre as modalidades esportivas disputadas, o campeão geral, com maior número de medalhas, foi o município de Campina das Missões, seguido dos municípios de Garruchos e Entre-Ijuís, que ficaram com a 2ª e 3ª colocação, respectivamente.
Na oportunidade também foi realizada a escolha do Homem e Mulher Terceira Idade, Garoto e Garota Sol a Sol. Na escolha da Garota Sol a Sol, a primeira colocada foi a representante de Santo Ângelo, Luana do Carmo Cardoso, a segunda colocada, Karla Pauczinski, de Guarani das Missões, e a terceira, Adelise Schons, de Campina das Missões.
A faixa de Garoto Sol a Sol, por sua vez, foi para Cristian Almeida, de Entre-Ijuís. O 2º lugar ficou com Douglas Mateus Mayer, de Cerro Largo, e o 3º lugar, com Maurício Ackermann.
O título de Mulher Terceira Idade foi para Santo Cristo, com a representante Lúcia Ullmann Puhl. Lúcia Maria Langer, de Campina das Missões, e Márcia Kuzler, de Entre-Ijuís, ficaram com a 2ª e 3ª colocação, respectivamente.
Já Nicanor Maximenco, de Campina das Missões, foi escolhido Homem Terceira Idade. Nesta modalidade, Délcio Argenta, de Entre-Ijuís, ficou com o 2º lugar e Roque Zimmermann, de São Paulo das Missões, com o 3º lugar.
 
INTEGRAÇÃO
Os Jogos Rurais Sol a Sol surgiram em 1982, com a proposta de integrar as famílias rurais e as entidades parceiras que atuam para o desenvolvimento rural sustentável, no aspecto físico, lúdico, social, cultural e ambiental, despertando o espírito participativo e solidário. Também são objetivos angariar recursos financeiros para atendimento das demandas comunitárias, especialmente em relação à infraestrutura; desenvolver melhorias nas áreas de lazer e de organização rural; envolver as famílias rurais em esporte, lazer e recreação num mesmo momento; e promover a integração entre as várias gerações com inclusão social.
Os eventos, desde sua criação, resultaram em mais de 15 mil obras e ações comunitárias realizadas a partir de mutirões comunitários, com a aplicação dos recursos financeiros advindos dos jogos.

Aplicativo

Facebook


Twitter