SAÚDE: Testes da vacina contra a Dengue reúne 4 mil voluntários. Inscrições ainda estão abertas


Você pode ser um voluntário da terceira e última fase de testes da vacina contra a Dengue. Coordenados pelo Instituto Butantã, de São Paulo, a pesquisa é feita em quatorze centros de estudos no país e precisa de 17 mil pessoas para testar a vacina. Até agora, quatro mil já se inscreveram.

Dois terços dos voluntários tomarão a vacina e um terço tomará apenas placebo, que é uma substância sem propriedades farmacológicas e que não produz efeitos. Os testes serão feitos em adultos, crianças e idosos. Nas duas fases anteriores, a vacina foi testada em voluntários e a segurança do medicamento foi comprovada.

Agora, segundo o diretor substituto do Instituto Butantã, Marcelo de Franco, o que se quer comprovar é se a vacina realmente funciona, ou seja, se em uma única dose ela vai livrar a pessoa do risco dos quatro tipos de Dengue.Os pesquisadores querem vacinar os 17 mil voluntários até o fim do ano, e de acordo com Marcelo de Franco, isso precisa ser feito rapidamente.Segundo o Diretor Substituto do Instituto Butantã, Marcelo de Franco, a expectativa para que a vacina realmente funcione contra a dengue é boa, e o resultado deve ser conhecido ainda no primeiro semestre do ano que vem. 

Se a vacina for eficaz, será registrada e posta na rede pública pelo Ministério da Saúde. Aí, os estudos vão continuar para saber por quanto tempo as pessoas estarão protegidas da Dengue. Marcelo de Franco não recomenda que se tome a vacina disponível atualmente nas clínicas particulares. Segundo ele, essa vacina, que custa quase 140 reais, tem eficácia de apenas 50 por cento.

Para ser voluntário e tomar a vacina contra a Dengue, que está sendo testada, a pessoa precisa estar com boa saúde e ter entre 2 e 59 anos, e procurar um dos quatorze centros de pesquisa espalhados pelo país. Mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. 

Aplicativo

Facebook


Twitter