Escola resgata história do Bairro Sulina em livro


O livro "Sulina - Olhares que fazem história" tem lançamento agendado para esta quinta-feira, 17, às 19 horas, no salão da Comunidade Católica do Bairro Sulina. É o encerramento de um projeto desenvolvido pela Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima com recursos do Programa Mais Cultura nas Escolas, coordenado pela escritora Débora Rodrigues.
A iniciativa cultural contou com apoio de professores e estudantes da Escola nas pesquisas e coleta de materiais que originaram o livro impresso pela Gráfica Coli. Também cooperaram escritores e profissionais que contribuíram com palestras de orientação aos alunos.
O livro foi escrito pelo jornalista Clairto Martin, com texto também da historiadora Teresa Christensen. A arte final de capa e projeto gráfico foram desenvolvidos pela Editora Café Pequeno, de Santa Rosa. O livro histórico sobre o Bairro Sulina conta com fotos, depoimentos e informações publicadas na imprensa, arquivos do Museu, da Biblioteca Municipal e outras fontes.
Em 2014 essa mesma equipe da Escola, com apoio do fotógrafo Felipe Pacheco, produziu um documentário de resgate histórico deste que é um dos bairros mais antigos da cidade.
Débora Rodrigues elogia o envolvimento dos professores e direção da escola, porém dá destaque especial ao trabalho desenvolvido pelos alunos que se envolveram com o projeto, constituindo-se repórteres para produzir entrevistas, promover a pesquisa de dados, coleta de fotos e outras contribuições.

Aplicativo

Facebook


Twitter