Outubro Rosa e Novembro Azul: palestra com Jaime Folle contou com a participação de mais de 900 pessoas em Nova Candelaria


O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
Em 2016, a campanha do Outubro Rosa teve como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama indicadas pelo Ministério da Saúde.
Em Nova Candelária, neste ano, já foram atendidas cerca de 400 mulheres no Outubro Rosa, com a realização de exames preventivos e mamografia.
Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de prevenção do câncer de mama, agora é a vez dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido pois o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
O câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. 
No município de Nova Candelária, em mais um ano a campanha pela prevenção do câncer de mama e também do câncer de próstata, foi organizada e colocada em prática, superando expectativas e alertando à população para a prevenção.
Como forma de reunir toda a família e alertar a todos sobre os cuidados com a saúde, na terça-feira, (1º), foi realizada a palestra de encerramento da programação do Outubro Rosa e abertura do Novembro Azul de 2016. Mais de 900 pessoas participaram do evento que contou com apresentação das invernadas Mirim e Juvenil do Piquete Marca da Ferradura, de Nova Candelária e apresentação dos grupos de atividades físicas da cidade e das comunidades do interior, que dançaram a música "Das Fliegerlied". A atração mais esperada da noite encerrou a programação: Jaime Folle e equipe, da cidade de Iraí/RS, deram um show de palestra com interação com o público, apresentações artísticas e momentos de reflexão, envolvendo desde o adolescente até o idoso em sua fala. Com o título "A evolução do mundo e o conflito entre as gerações Baby boomer, X,Y,Z" a palestra de Jaime Folle fez  uma reflexão sobre a evolução do mundo desde 1945, até os dias de hoje, mostrando as dificuldades do entendimento entre a geração antiga, chamada de  baby boomer,  com as novas,  chamadas de X,Y,Z, dentro das empresas, família, sociedade e outros meios.
As crianças de 1 ano e meio à 11 anos participaram das brincadeiras e atividades culturais na rua em frente aos Pavilhões. Mais de 20 monitores auxiliaram no cuidado e acompanhamento das crianças. A Cooperativa Sicredi, como apoiadora do evento, proporcionou aos pequenos diversos brinquedos infláveis para garantir a diversão da noite enquanto os pais assistiam à palestra-show.
O novembro azul, que no ano passado atendeu mais de 250 homens na UBS de Nova Candelária, conta neste ano novamente com realização de exames conforme a demanda, sala de espera com orientações pontuais sobre a saúde do homem e encaminhamentos para urologista. As agentes de saúde do município estão fazendo o agendamento das consultas conforme a necessidade individual de cada homem.
A Administração Municipal, em nome da Secretaria Municipal de Saúde agradece a presença de todos que participaram do evento, em especial ao público alvo no mês de outubro e no mês de novembro. Manifestamos agradecimento também ao apoio do Sicredi, Secretaria Municipal da Educação, Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Encantado, Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Pio XII, Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Purificação, Associação dos Servidores Municipais de Nova Candelária e à todos os voluntários que participaram da programação com as crianças.

Aplicativo

Facebook


Twitter