Escritórios da Emater/RS-Ascar da região de Santa Rosa planejam ações para 2017


Durante o mês de outubro, equipes municipais da Emater/RS-Ascar têm se reunido com os Conselhos Municipais de Agricultura e de Desenvolvimento Rural, na região de Santa Rosa, para a apresentação de atividades realizadas ao longo de 2016 e planejamento de ações para o ano 2017 junto às famílias rurais dos municípios.
Nas reuniões é apresentado o Estudo da Situação, com informações sociais, econômicas e ambientais do município; o relatório com os resultados das atividades realizadas em 2016, com planejamento das ações para o ano seguinte e elaboração de forma conjunta de um Plano Operativo para 2017.
A equipe municipal da Emater/RS-Ascar de Cerro Largo, por exemplo, reuniu-se com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente na última sexta-feira (14/10). Os 23 conselheiros presentes acompanharam a apresentação de resultados e a proposta de planejamento e contribuíram com a elaboração do Plano Operativo para o próximo ano.
O Plano Operativo 2017 da Emater/RS-Ascar no município de Cerro Largo foi construído pelo Conselho, a partir do planejamento para o próximo ano, sendo definidas e validadas como prioridades de atuação as atividades de bovinocultura de leite, solos, segurança e soberania alimentar, milho, agroindústrias, assessoramento à gestão rural, crédito rural, educação e promoção da saúde, Ater pecuária familiar, secagem e armazenagem, reservação de água e irrigação e juventude rural. Para o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, técnico agrícola Breno Ely, "este conjunto de informações e a participação dos conselheiros permitiram a realização de um consistente planejamento para 2017".
Já em Garruchos, a reunião entre extensionistas e conselheiros foi realizada no início do mês (06/10). Entre as atividades que se destacaram estão o Programa Saúde na Mesa, o Projeto Raízes do Futuro, a execução da Chamada Pública do Leite, assistência à pecuária familiar e a realização de atividades coletivas, como encontros dos grupos de mulheres, seminários, palestras, reuniões e oficinas sobre temas demandados pelas famílias rurais.
A equipe da Emater/RS-Ascar de Porto Mauá também se reuniu no dia 06, com os membros do Conselho de Desenvolvimento Rural do município. Na oportunidade, os conselheiros contribuíram com sugestões para melhorar e qualificar a ação da Extensão Rural nas comunidades rurais, nas diferentes ações planejadas.
Na região administrativa de Santa Rosa, a Emater/RS-Ascar está presente em 45 municípios, onde é realizado o planejamento para 2017. Entre janeiro e metade de outubro deste ano, a Instituição desenvolveu ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social com 18.540 famílias, abrangendo 25.760 beneficiários, nesta região.

Aplicativo

Facebook


Twitter