Secretário Ernani Polo participa em Brasília de audiência pública que trata sobre excesso do volume de leite importado


O secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo, participa nesta sexta feira (07), às 14h, em Brasília, de audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, presidida pela senadora Ana Amélia, em que será debatida a importação de leite no Brasil. Produtores de leite gaúchos estão preocupados com o volume excessivo de produtos lácteos importados e os impactos negativos que tem se refletido no setor, resultando na queda do preço do produto. Umas das sugestões seria a criação de cotas para a importação.
De acordo com o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), o Brasil importou 153,38 milhões de quilos de produtos lácteos nos primeiros oito meses de 2016, um aumento de quase 80% em relação a 2015. Já as exportações de lácteos do país ano passado no mesmo período foram de 45,19 milhões de quilos, enquanto que nos primeiros oito meses deste ano o volume foi de 32,25 milhões de quilos, uma queda de quase 30%.
Há uma semana o secretário Ernani Polo recebeu reivindicação de produtores da região Celeiro do RS para que se busque uma alternativa para a retomada da renda, que sofreu grande queda após a diminuição do preço pago pelo produto. "Esta audiência em Brasília é muito importante para reforçar junto ao governo federal a situação dos produtores gaúchos, anteriormente encaminhada. Com o aumento dos preços registrado nos últimos meses os custos de produção elevaram-se consideravelmente e agora, com a queda dos preços, os custos não diminuem e a atividade leiteira fica em risco, trazendo prejuízo a quem produz e isto também se agrava com a importação. Muitos fizeram investimentos no aumento da produção e estão angustiados, pois só possuem esta atividade como fonte de renda. Vamos nos empenhar para que os produtores tenham a comercialização garantida e recebam pelo trabalho que realizaram", diz o secretário Ernani Polo.

Aplicativo

Facebook


Twitter