Suicídio será tema de simpósio na Setrem


Mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, são 32 mortos diariamente, taxa superior à de vítimas de AIDS e de alguns tipos de câncer. E no Rio Grande do Sul três pessoas tiram a própria vida a cada dia.
Assim como o Outubro Rosa se consagrou como o mês de atenção ao câncer de mama, foi criado o Setembro Amarelo para estimular a prevenção das mortes por suicídio. No país, a campanha foi iniciada em 2014 pelo Centro de Valorização da Vida, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria - e a cada ano tem crescido, difundindo o slogan Falar é a melhor solução. Por mais difícil que seja enfrentar a questão, estudiosos do assunto têm convicção de que rever tabus é essencial para se reconhecer os sinais de uma pessoa que está pensando em se suicidar.
De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde, nove em cada 10 casos poderiam ser evitados. O diálogo é considerado o primeiro passo para interromper o ciclo de autodestruição.
O tema vai ser abordado no 7º Simpósio de Enfermagem da Setrem. Conforme o professor Gilberto Caramão, coordenador do curso de Enfermagem, o tema do evento, que vai ser realizado nos dias 22 e 23 de setembro, é "Fortalecendo a Rede de Atenção Psicossocial, Prevenindo o Suicídio na Região".
Conforme ele, os profissionais da Saúde de Três de Maio precisam falar sobre o assunto, pois atuam em um dos municípios com maior índice de suicídios no Rio Grande do Sul, de acordo com o Mapa da Violência do Ministério da Saúde:
- Existem estudos que relacionam esse elevado número de suicídios registrados em Três de Maio e região à cultura alemã e à intoxição por agrotóxicos - conta Caramão.
A programação do 7º Simpósio de Enfermagem da Setrem
Dia 22, às 13h30min, credenciamento, seguido da abertura oficial, às 14h. A primeira palestra inicia às 14h30min com a enfermeira Regina G. S. Costenaro, que tratará do tema "Cuidando do Cuidador". Após o coffee break, às 16h10min, enfermeira Ana Lúcia C. Kirchhof palestra sobre "Uso da Linguagem e a Produção de Artigos Científicos".  Às 19h20min a palestra será com Osana Simon, sobre o tema: "Centro de Valorização da Vida" e, após o coffee break, o enfermeiro Danilo Bertasso Ribeiro falará sobre "Concepções Históricas do suicídio" e "Motivos da Tentativa de Suicídio por Usuários de Álcool e outras Drogas".
No dia 23, às 14h, o enfermeiro Danilo Bertasso Ribeiro palestrará sobre "Cotidiano de Familiares de Indivíduos com Comportamento Suicida". Após o coffee break, às 15h50min inicia a "Mostra de Vídeos da Enfermagem Setrem", seguida da seção de pôsteres, que inicia às 17h.
No turno da noite, às 19h20min, a psicóloga Fernanda Furini e a acadêmica de psicologia Charlie Odi tratarão do tema "A Promoção da Saúde Mental e a Construção de uma Prática com os Agentes Comunitários de Saúde". Após o coffee break, às 21h a enfermeira Dra. Rosylaine Moura falará sobre "Narrativas sobre suicídio, cultura e trabalho em um município colonizado por alemães".

Aplicativo

Facebook


Twitter