Aberta oficialmente a Semana Farroupilha em Horizontina


A abertura oficial da Semana Farroupilha de Horizontina foi marcada por uma intensa programação no sábado, dia 10, que iniciou logo nas primeiras horas da manhã.
Os cavalarianos que encontravam-se no Centro de Eventos João de Oliveira Borges se dirigiram até o cemitério municipal, para uma homenagem póstuma ao tradicionalista Mario Manjabosco. Um almoço foi então preparado no Parque, antecedendo uma dos momentos mais esperados: a distribuição da centelha da Chama Crioula aos mais de 500 cavalarianos que representavam os 29 municípios de abrangência da 20ª Região Tradicionalista.
"Todas as dificuldades que os cavalarianos passaram, de Triunfo a Horizontina, nestes mais de 500 km percorridos, valem a pena quando presenciamos um momento como este, único no município", destacou o patrão do CTG Carreteiros do Horizonte, Felipe Johann, para onde a centelha foi conduzida após a distribuição. É lá, no CTG Carreteiros do Horizonte, que a chama permanecerá até o encerramento da Semana Farroupilha, no dia 20 de setembro.
Neste ano, é o Frei Leandro Defendi quem recebe a homenagem como Patrão de Honra. Nascido em Lajeado, conheceu desde cedo o gosto pelo tradicionalismo e pela religião. Passou pelo Seminário Franciscano, cursou Filosofia e Teologia, tornando-se padre franciscano em 1999. Conforme destacado na cerimônia de abertura e recepção da chama, o tradicionalismo e a religiosidade andam lado a lado na sua vida: em ambos, há o culto pela simplicidade e o amor.
Representando a Administração Municipal, a secretária de Educação e Cultura, Elidiane Saueressig, enalteceu a escolha pelo nome de Frei Leandro Defendi. Também destacou que "a participação dos cavalarianos na condução da centelha da Chama Crioula vem de encontro ao trabalho que o Frei realiza em nossa cidade. Todos foram mensageiros da paz."
Até o dia 20 de setembro, diversas atrações estão previstas no CTG Carreteiros do Horizonte. É possível conferir a programação na página da entidade no Facebook.

Aplicativo

Facebook


Twitter