Desfile Cívico é marcado por participações de Horizontina e região


Nem o frio, registrado nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 7, intimidou o público que foi até o Centro da cidade para conferir o Desfile Cívico 2016.

O evento, aberto com apresentação da Orquestra de Sopros de Horizontina, foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura a partir de três temáticas. A primeira delas, marca a homenagem realizada em nível nacional: 100 anos de Civismo - Centenário da Liga da Defesa Nacional. A segunda, Centenário da Academia de Polícia da Brigada Militar, vem sendo trabalhada no Estado e também fomentou a homenagem que foi realizada no município: 51 anos de Brigada Militar e 26 anos do Corpo de Bombeiros - Unidos pela Educação de Segurança e Prevenção.

Conforme destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, Elidiane Saueressig, a Semana da Pátria tem o intuito de despertar na comunidade um momento de reflexão sobre o que estamos fazendo pelo espaço comum, nosso País, e pelo bem do outro. "O Desfile Cívico, parte desta semana de comemorações, é um momento de apresentarmos o que as escolas têm trabalhado em seu dia a dia e, com isso, agradecer a comunidade pelo apoio dado para que tenhamos um ensino de qualidade", afirmou.

Ao todo, foram 23 participações no Desfile Cívico. A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros foram os primeiros a passar pela Avenida Tucunduva, seguidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE. Lembrando que Horizontina foi um dos primeiros municípios a se organizar enquanto sistema de ensino, participaram do desfile integrantes dos Conselhos Municipal de Educação e Alimentação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

As escolas de Educação Infantil chegaram na sequência: EEI Batutinhas, EMEI Madre Tereza, EMEI Adelaide Ambros e EMEI Paraíso da Criança. O Colégio Cristo Rei abriu a passagem para a Banda Marcial Municipal e para as escolas municipais de Ensino Fundamental: EMEF Bela União, EMEF São José Operário, EMEF Monteiro Lobato, EMEF Nelly Dahne Logemann e EMEF Espírito Santo.

O Colégio Frederico Jorge Logemann (CFJL) participou acompanhado da Faculdade Horizontina (Fahor). Na sequência, as duas escolas estaduais do município: Farroupilha e Albino Fantin, ambas acompanhadas por suas bandas de fanfarra.

Horizontina também recebeu a Banda Municipal de Nova Candelária e a Banda do Colégio Dom Hermeto, de Três de Maio. Foram elas que se apresentaram em meio à passagem da Associação Cultural e Esportiva de Horizontina (Acehor), Grupo Unidos pela Vida, Jeep Clube e Relíquias Club, que fecharam o evento.

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter