Escolas estaduais unem-se a programa de preservação do solo e da água no Noroeste gaúcho


A partir de reuniões realizadas pela Emater/RS-Ascar junto a coordenadorias regionais de educação, o tema da preservação do solo e da água passa a contar com um importante aliado: o empenho de escolas estaduais das regiões Fronteira Noroeste e Missões. O Programa de Apoio ao Ensino de Solo e da Água, vinculado ao Programa Estadual de Preservação do Solo e da Água "Conservar para Produzir Melhor", coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), foi apresentado nesta segunda-feira (22/08) pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de Manejo de Recursos Naturais, Fernando Dornelles Fagundes, à coordenadora da 17ª CRE, Roseli Schaefer.
Reuniões semelhantes foram realizadas no final de julho (26/07), na 14ª CRE, em Santo Ângelo, e no início de agosto (05/08), na 32ª CRE, em São Luiz Gonzaga. Fagundes explica que através deste contato com as coordenadorias busca-se o envolvimento do ensino formal na conscientização e na execução de ações que contribuam para o cuidado com o solo e a água em todo o Estado, "sendo esta primeira visita uma fase preparatória para a reunião geral na primeira quinzena de outubro, em Santo Ângelo, com a participação das coordenadorias das três regiões, Emater e outras instituições parceiras".
Entre as propostas do programa estão composição de um grupo para formação de educadores municipais e estaduais voluntários no tema "Solo e Água", a premiação de escolas municipais e estaduais e a realização de palestras.

Aplicativo

Facebook


Twitter