Tuparendi se prepara para sediar 15º Fórum pela Vida


Participantes vindos de pelo menos 14 municípios da região são esperadas em Tuparendi na 15ª edição do Fórum pela Vida, que neste ano terá como tema central O Resgate do Uso da Fitoterapia pela População. O evento acontece no dia 09 de setembro, no Salão Paroquial da Igreja Católica, a partir das 9h.
De acordo com a programação, pela manhã, os participantes acompanham dois painéis sobre o tema central do evento deste ano. No primeiro painel, a farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Tuparendi, especialista em Fitoterapia, Sandra Berwanger, aborda o resgate do uso de fitoterápicos pela população de Tuparendi. Na sequência, o público terá a oportunidade de acompanhar o painel Plantas Medicinais, Uso Popular e Atenção Primária em Saúde, conduzido pela obstetra e doutora em Plantas Medicinais e Aromáticas, professora da Ufrgs, Gema Conte Piccinini.
Ao meio-dia será servido almoço a R$ 15,00 por pessoa, sendo que os cartões já podem ser adquiridos com agentes comunitários de saúde, no escritório municipal da Emater/RS-Ascar e na ACI. 
À tarde serão promovidas três oficinas: Uso indiscriminado de medicamentos, com o médico da Secretaria Municipal de Saúde,Almir Jr, e com a farmacêutica Sandra Berwanger; Alimentos funcionais aliados à prevenção de doenças, comPriscilla Martins, médica da SMS de Tuparendi, e Camila da Costa, nutricionista da SMS; e oficina sobre agrotóxicos e sua relação com as doenças, com a médica Elisabeth Maria Vieira e a enfermeira Márcia Weschenfelder, da SMS de Tuparendi.
O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura, com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Ação Social, Educação, Obras, Agricultura e Meio Ambiente, agentes comunitários de Saúde, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pastoral da Criança, Associação Municipal dos Clubes de Mães de Tuparendi, 14ª Coordenadoria Regional da Saúde e 17ª Coordenadoria Regional de Educação.
 
O Fórum
As plantas bioativas, pela sua importância e abrangência, merecem um espaço para serem celebradas pela sociedade, que tanto se beneficia de seus princípios e finalidades. Esse espaço foi consolidado no Noroeste gaúcho com a realização do I Fórum Regional pela Vida, em 19 de março de 2002, em Santa Rosa, inspirado no movimento estadual sobre a temática, que ganhava força na época, a partir dos Fóruns Estaduais, que iniciaram em 1998.
Além disso, a Emater/RS-Ascar participava da Comissão Interinstitucional de Plantas Medicinais do RS, uma das promotoras do Fórum Estadual pela Vida. Com o passar do tempo, a proposta de preservação, resgate e valorização das plantas bioativas transcendeu o evento e passou a fazer parte das comunidades da região, em hortas familiares, hortos medicinais, nos cuidados com o rebanho leiteiro, entre outros.

O evento tornou-se tradicional na região de Santa Rosa e ocorre anualmente, de forma itinerante, em data definida pelo município que sedia o encontro. Desde 2013, é realizado também na região das Missões. 

Aplicativo

Facebook


Twitter