Sonoros ofícios | Cantos de Trabalho


Na manhã do sábado (23), no Teatro do SESC, o músico e pesquisador Richard Serraria falou sobre o projeto Sonora Brasil / Sonoros Ofícios, promovido pelo SESC.
O Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.
O Sonora Brasil é o maior projeto de circulação musical do País. Destaca-se por possibilitar o contato da população com a diversidade da música brasileira, ao mesmo tempo que ajuda na formação de plateias.
Serraria discorreu sobre a história da música brasileira, passando por sonoridades produzidas pelos índios guaranis e kaigangs, cânticos das etnias alemã, italiana, entre outras, além de Ernesto Nazareth, Villa-Lobos, Tom Jobim, Cartola, Clementina de Jesus, Chico, Caetano, Gil, João Gilberto, Djavan, personagens importantes da música nacional.
Músico integrante da banda Bataclã FC e do grupo afro percussivo Alabê Ôni, Richard Serraria é músico, compositor, poeta, graduado em Letras pela UFRGS, Mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS, professor universitário na Feevale NH e agitador cultural com atuação na cena porto alegrense há mais de 15 anos. Atua junto á Bataclã FC há 11 anos, tendo recebido quatro prêmios Açorianos: Melhor Compositor Pop Rock 2002 e 2004 e Melhor Grupo Pop Rock 2001 e 2002.
O Sonora Brasil tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e os mecanismo de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando a qualidade das obras e de seus intérpretes.
Confira os grupos que se apresentarão em Santa Rosa:
- Cantadeiras de Sisal e Aboiadores de Valente (Bahia) - dia 11/08;
- Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa (Alagoas) - dia 11/09;
- Ilumiara (MG) - dia 22/10;
- Quebradeiras de Coco Babaçu (MA) - dia 19/11.
Mais informações: Sesc Santa Rosa 
Rua Concórdia, 114 - Fone (55) 3512-6044

Aplicativo

Facebook


Twitter