Corede Celeiro se destaca na consulta popular


O Conselho Regional de Desenvolvimento Celeiro (Corede Celeiro) se destacou novamente na participação cidadã e obteve a 2ª maior votação do Estado na Consulta Popular realizada nos dias 05, 06 e 07 de julho.
Este ano o Governo do Estado disponibilizou para Consulta Popular 50 milhões de reais divididos entre as Secretarias de Saúde; Agricultura; Desenvolvimento Rural, Turismo, Esporte e Lazer; Educação; Desenvolvimento Econômico e Cultura. O processo foi totalmente digital, com votação on line e off line por meio de um sistema monitorado pelos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) nos municípios da região. Pela primeira vez não teve cédula de papel.
Em todo Estado do RS, 405.541 eleitores participaram da votação das demandas, o que representa 4,8 % dos eleitores dos 28 Coredes do Rio Grande do Sul. O Corede Celeiro, que abrange 21 municípios, registrou 16.995 votos, 15.18% do eleitorado regional, ficando em 2º lugar no Estado, apenas atrás do Corede da região do Médio Alto Uruguai que obteve a 1ª colocação.
Desde a criação do Corede Celeiro em 2008, a participação da população regional nas Consultas Populares sempre superou as expectativas, alcançando todos os anos, o 1º ou o 2 º lugar no ranking estadual. Para o presidente do Corede, Carlos Eugênio Azevedo dos Santos, esses resultados expressivos são fruto do trabalho conjunto das entidades representativas da região. "O apoio dos prefeitos, através da Amuceleiro, dos vereadores e a atuação dos presidentes de Comudes é o grande diferencial que fortalece o trabalho do Corede Celeiro", exaltou Carlos Eugênio.
O presidente da Amuceleiro e prefeito de Tiradentes do Sul, João Carlos Hickmann, elogiou o resultado da votação e reafirmou o apoio da Amuceleiro, às ações e atuação do Conselho. "O Corede é mais uma entidade que fortalece a região Celeiro, trazendo benefícios e promovendo o desenvolvimento dos municípios. A Consulta Popular é uma ferramenta importante para a democracia e um meio legítimo pelo qual a população tem a oportunidade de escolher o destino de parte do orçamento do Governo do Estado", concluiu João.
As áreas da saúde e agricultura foram as mais votadas no Corede Celeiro e receberão no ano que vem, mais de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) de recursos provenientes do orçamento do Governo do Estado.

Aplicativo

Facebook


Twitter