Pesquisa identifica o perfil do empreendedor varejista


O estudo demonstrou que quase metade dos empreendedores no setor de varejo está em nível superior de escolaridade. A pesquisa ouviu 172 empresários varejistas e constatou que 43,8% cursaram ou estão cursando o ensino superior, sendo 18% na área de Administração. Ao todo, foram citadas em torno de 20 áreas diferentes de formação.
Essa característica pode ajudar a explicar que as principais carências de capacitação apontadas estão relacionadas à área de gestão, sendo elas: Atendimento ao Cliente, Gestão Financeira, Planejamento Estratégico, Gestão de Estoques, Fluxo de Caixa, Marketing, Gestão de Pessoas, dentre outras.
A pesquisa foi realizada pelos estudantes da disciplina de Administração Empreendedora do Curso de Administração da Unijuí, com o apoio do Laboratório de Gestão da Universidade, nos meses de maio e junho de 2016. Os dados sociodemográficos foram analisados pelos estudantes Bruna Valéria da Silva e Leonardo Toebe e traduzem algumas características importantes de empreendedores neste segmento.
De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador da pesquisa, os resultados contribuem com os debates durante as aulas e ainda trazem para entidades empresariais e para a comunidade externa um panorama das características, do comportamento e das atitudes relacionadas com o empreendedorismo em diferentes setores.
Confira mais dados da Pesquisa:
Dentre os entrevistados, 62,8% são do sexo masculino enquanto 37,2% são do sexo feminino. A média de idade dos empresários é de 43 anos, sendo que a maioria possui ensino médio (50,3%), é casada (77,1%) com filhos (74,8%). A maior parte dos que possuem escolaridade até o ensino médio não pretende prosseguir com os estudos, enquanto aqueles que têm formação superior ou estão cursando manifestaram interesse em realizar outros cursos de graduação ou de pós-graduação.
Com relação à data de fundação, a amostra foi composta por empresas que foram criadas desde a década de 1940 até o ano de 2016, fazendo com que a média ficasse em 15 anos de existência. O tempo de dedicação às empresas pelos empreendedores entrevistados é em média de 9h34min por dia, sendo que 47,4% afirmou trabalhar 10 horas ou mais por dia em suas atividades. Os setores com maior média de dedicação diária dos empreendedores são os de Supermercados e Mercados, Bazar, presentes e decorações e de Veículos e Peças.
Quanto ao porte, a maior parte é microempresa (48,5%), seguido de empresa de pequeno porte (31%). Dentre os empresários entrevistados, 40,7% possui pelo menos um sócio, 41,9% têm até três funcionários, 61% possuem familiares que trabalham na empresa e 17,4% já tiveram outros negócios anteriormente.

Aplicativo

Facebook


Twitter