Extensionistas da Emater/RS-Ascar participam de capacitação em sistema de outorga de água para reservação e irrigação


Vindos de diferentes pontos da região de Santa Rosa, extensionistas da Emater/RS-Ascar participaram de capacitação para utilização do novo Sistema de Outorga de Água do Rio Grande do Sul (Siout RS), para atender à demandas de agricultores de seus municípios. O grupo reuniu-se nesta quinta-feira (23/06), na sede da Cooperluz, em Santa Rosa.  

Extensionistas de São Paulo das Missões, São Miguel das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Campina das Missões, Santo Ângelo, Cândido Godói, Boa Vista do Buricá, Giruá, Nova Candelária, Senador Salgado Filho, Porto Mauá, Doutor Maurício Cardoso, Horizontina e Roque Gonzales, além de integrantes da equipe regional, acompanharam as orientações e trocam experiências sobre o sistema de outorga do Rio Grande do Sul para o cadastramento de açudes, sistemas de irrigação, dessedentação animal, piscicultura, entre outras finalidades.

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de Manejo de Recursos Naturais, engenheiro agrônomo Marco André Junges, explica que o sistema implantado pela Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA) tem como intuito aperfeiçoar o gerenciamento das concessões e administração de atos inerentes às outorgas de uso de água, por meio de ferramentas que explorem as informações relativas aos recursos hídricos de forma eletrônica. "Dessa forma, tem-se um processo de outorga mais transparente e ágil para a sociedade", comenta.

Somente nos 45 municípios de abrangência na região de Santa Rosa a Emater/RS-Ascar presta assistência, na área de irrigação e armazenagem de água, a mais de 1.600 produtores, que possuem uma área de 22.500 hectares irrigados.

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter