Três Passos lança o projeto Cidade Cinematográfica e a 3ª edição do Festival de Cinema


Filme Sobre um Bom Fim será exibido no dia 13 de julho, às 19h, dando início as sessões semanais do cineclube no Cine Globo de Três Passos. Após a exibição será realizado um debate com a presença do diretor Boca Migotto.
O documentário que participou no ano passado do Festival É Tudo Verdade, retrata o movimento jovem que aconteceu na cidade de Porto Alegre na década de 80. O bairro Bom Fim é o epicentro de uma transformação cultural fundamentada no surgimento do rock gaúcho, do cinema urbano, das experimentações na televisão e do teatro de rua que caminharam lado a lado com outra expressões culturais do período em cidades como Brasília, Rio, Salvador e São Paulo.
A sessão que ocorre no Dia Mundial do Rock, também é um aquecimento para o II Cine Rock que acontece nos dias 29 e 30 de julho.
Sessão gratuita, histórica e aberta a toda comunidade de Três Passos e região.


O QUE É O PROJETO CIDADE CINEMATOGRÁFICA
Com a proposta de criar uma nova relação da cidade de Três Passos com o audiovisual, o projeto Cidade Cinematográfica realizará uma intensa programação e inúmeras atividades nos próximos seis meses. As ações têm como palco o Cine Teatro Globo e escolas da rede pública e pretende qualificar e fomentar a fruição e a produção cinematográfica da região.
O projeto surgiu como um desdobramento do já consolidado Festival de Cinema de Três Passos. É realizado pelo produtor audiovisual Henrique Lahude e financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul - FAC.
As atividades, divididas em três eixos, todas elas gratuitas, vão desde a exibição de filmes à produção de curtas-metragens.

Confira os detalhes de cada um dos eixos:
Alfabetização Audiovisual
Com atuação exclusiva na rede pública de ensino, este eixo oferecerá duas oficinas: a professores e estudantes. A primeira delas acontece de 14 a 16 de julho e terá como objetivo a instrução de professores para trabalhar o audiovisual em sala de aula. A segunda, com realização de 15 a 20 de agosto será voltada aos estudantes. Nela será feita uma introdução ao cinema e sua linguagem, sempre trabalhando com exercícios práticos e exemplos próximos.
Cineclube
Com sessões semanais às quartas-feiras à noite no Cine Teatro Globo, o cineclube irá contar com uma programação de clássicos da cinematografia mundial e novas produções gaúchas. Para a estréia, no dia 13 de julho, será exibido o documentário "Filme Sobre um Bom Fim", com a participação da equipe de produção e debate após a sessão.

Oficina Mãos à Obra
Esta oficina terá como objetivo a produção de dois curtas-metragens para exibição na III edição do Festival de Cinema de Três Passos. Divididos em dois grupos de 10 pessoas, cada um deles será acompanhado por um profissional da área. Após instruções iniciais terão autonomia, equipamentos e orientações para desenvolver sua obra audiovisual. Com previsão para setembro as datas ainda estão por serem definidas.
Toda programação e os detalhes para se inscrever nas atividades serão publicados na página do Cidade Cinematográfica no Facebook (facebook.com/cidadecinematografica/). Além da parceria com o Festival de Cinema de Três Passos, o projeto também conta com os apoios fundamentais do Movimento Pró-Arte, Secretaria Municipal de Educação, 21ª Coordenadoria Regional de Educação e Cine Teatro Globo.
 

Aplicativo

Facebook


Twitter