Ação da RGE distribui 45 mil mudas de árvores nobres em Nova Candelária e região


A Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia, lançou a 13ª Campanha Plante Árvores Nobres, na manhã desta quarta-feira, 22, em Nova Candelária. Nesta edição da campanha, a concessionária doou 45 mil mudas de 12 espécies nobres e raras à comunidade do município e de cidades vizinhas. O evento, que teve a participação de representantes de 21 municípios da região Noroeste do Estado, contou com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA/RS).
 
Durante a cerimônia de lançamento da campanha, o gerente de Serviços de Transmissão Centro da RGE, Giovane Vieira Lunes, apresentou os resultados de projetos desenvolvidos pela companhia para a preservação do meio ambiente. O prefeito de Nova Candelária, Carlos Alberto Dick, agradeceu a escolha do município para a sede do projeto neste ano e a parceria da RGE e SEMA/RS, onde cinco mil mudas serão distribuídas aos agricultores. As demais 40 mil mudas serão distribuídas aos produtores rurais da região.
 
Na lista de árvores nobres estão Cerejeira, Angico Vermelho, Uvaia, Guabijú, Ipê da Serra, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Louro, Cedro, Caroba, Grápia, Cabreúva e Canjerana. As espécies foram escolhidas por se tratar de árvores raras, típicas da flora regional da metade norte do Estado e que tiveram seu ambiente natural reduzido com o desenvolvimento urbano e agrícola. Segundo o Consultor Ambiental da RGE, Fabrício Steffens, a campanha busca ainda conscientizar a população sobre o tema. "O principal objetivo é o de valorizar espécies arbóreas raras e nobres, nativas do Estado do Rio Grande do Sul. Através do plantio destas espécies, valorizamos e devolvemos uma herança genética da nossa flora regional, agregando todos os benefícios ambientais associados a isso, como a proliferação de fauna nativa", afirma Steffens.
 
Além de aumentar a presença destas árvores no Estado, os agricultores que receberam as mudas também podem se beneficiar economicamente com o plantio. "Através do programa, os produtores rurais são contemplados com uma alternativa de renda nas suas propriedades, por meio do aproveitamento comercial futuro da madeira nativa, desde que os plantios sejam registrados junto às Agências do Departamento de Biodiversidade da SEMA/RS, parceira da RGE nestes projetos", explica.

A Campanha Plante Árvores é realizada pela RGE e SEMA/RS desde 2003. Até a edição do ano passado, haviam sido entregues 417 mil mudas de espécies nativas em cidades da área de concessão da companhia. Além da Campanha Plante Árvores Nobres, a RGE possui uma extensa lista de ações ambientes, com foco no reflorestamento de araucárias, arborização urbana, desenvolvimento de arboretos, reflorestamento e educação ambiental em áreas indígenas, entre outros. As ações já renderam o reconhecimento da concessionária por meio de prêmios importantes na área, como o Prêmio Expressão de Ecologia de 2015, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a premiação ambiental mais relevante da Região Sul do país.

Aplicativo

Facebook


Twitter