Consulta popular: aprovada cédula de votação


Aprovada na última terça-feira, (21), nas dependências da Unijuí Santa Rosa, a cédula de votação com os 10 projetos da Consulta Popular 2016, orçamento 2017. Após a realização das assembleias em cada um dos 20 municípios, o evento contou com a participação dos membros da assembleia regional, dos Comudes, da Comissão de Coordenação da Consulta Popular e dos delegados eleitos nas assembleias municipais.
Na votação da Consulta Popular que ocorrerá nos dias 5 , 6 e 7 de julho em todo estado do RS, cada cidadão de posse do seu título de eleitor, poderá votar em uma prioridade. As urnas de votação serão eletrônicas, sendo que todo o computador e equipamento conectado à internet poderá ser espaço de votação. Nos dias 5 e 6 de julho haverá também a possibilidade de votação off line em regiões e comunidades sem acesso à internet, em equipamentos habilitados. A localização e roteiros das urnas serão divulgadas pelo Comude de cada município.
Dos 10 projetos constantes na cédula, conforme modelo anexado, serão eleitos os  projetos mais votados e que terão o investimento do valor montante de R$ 1.419.565,68.  Os projetos mais votados e classificados em primeiro e segundo lugar, receberão 30% do valor cada. Os projetos classificados em terceiro e quarto lugar, receberão 20% do valor cada projeto.  Todos os projetos da consulta popular são projetos regionais, sendo os projetos aprovados e que são de aplicação territorial nos municípios, serão destinados aos municípios que efetuarem o maior coeficiente de votação nestas demandas.
O presidente do Corede Fronteira Noroeste, Professor Pedro Luís Büttenbender, destaca que "os projetos vinculados a seis secretarias de estado foram priorizados de forma democrática e que o período agora é de mobilização e motivação para a participação ativa e cidadã das votações. A consulta popular é a forma mais real, democrática e cidadã de viabilizar recursos para  investimentos públicos voltados aos desenvolvimento regional".
A coordenação Regional da Consulta Popular está a cargo da Executiva do Corede Fronteira Noroeste, Professora Dolores Rutzen Turra. Destaca ela que "a participação é muito importante para o futuro da região, e cada cidadão durante estes três dias deve aproveitar para ajudar a priorizar os  investimentos na nossa região. Para isto, com o  título de eleitor, deve votar do projeto de sua prioridade".
Informações adicionais junto a Coordenação da Consulta Popular em cada um dos municípios.
Votação em www.consultapopular.rs.gov.br .

Aplicativo

Para instalar no Android, ative a opção para instalação de aplicativos de fontes desconhecidas.

Os aplicativos são disponibilizados por CICLANOHOST


Facebook


Twitter